sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PARTIDOS PEQUENOS? NEM TANTO

Os partidos pequenos são os que têm mais candidatos aos governos estaduais segundo estatística divulgada na quarta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSOL tem 24 candidatos concorrendo ao cargo em diversos estados brasileiros. Em segundo lugar, aparece o PSTU, com 18 candidatos aos governos estaduais e 19 ao cargo de vice-governador. Em terceiro está o PCB, com 17 candidatos a governador e a vice.

Para o cargo de senador, a situação se repete, pelo menos nos dois primeiros lugares. O PSOL tem 38 candidatos e o PSTU, 28. Em terceiro lugar está o PMDB, com 23 concorrentes, e o PT, com 22. No total, 268 candidatos de 26 legendas disputam vagas no Senado.

O fato de os partidos maiores lançarem menos candidatos próprios se explica, em parte, pela política de alianças formalizadas por estas legendas, que em muitos casos são obrigadas a abrir mão de encabeçar chapas em favor de aliados regionais. Já as siglas menores além de não terem este tipo de compromisso precisam garantir maior visibilidade. E uma maneira de conseguir isso é lançando o maior número possível de candidatos aos cargos majoritários.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Em verdade não temos partidos no Brasil e sim meras siglas de propriede de uns poucos, que deles fazem o que bem queiram.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória