terça-feira, 13 de abril de 2010

MIRACEMA RECEBE FAMÍLIA DESABRIGADA: PORQUE NÃO INVESTIR NO INTERIOR?

O blog confirmou hoje uma suspeita que iniciou no dia das tragédias no Rio/Niterói/São Gonçalo. Acabamos de receber a notícia de que uma família de miracemenses, que residia em Niterói há mais de 10 anos, voltou para a terra natal. Na verdade eles voltaram para recomeçar as vidas para onde nunca deveriam ter saído:Miracema.

Sejam bem-vindos conterrâneos!

A lição que fica é que a solução de grande parte dos problemas das grandes cidades, das metrópoles, está na resolução dos problemas do interior. Daqui do Noroeste Fluminense, muitas famílias saíram em busca de empregos, estudos e melhores condições de vida no Grande Rio. O exemplo são esses recém migrados de volta para a terra natal, os quais, por razões óbvias, não vamos identificar.

Esses migrantes, que vão para o Rio de Janeiro, são, em grande parte, os causadores de muitos males que afetam os cariocas nos últimos tempos. Uma vez que não existem os empregos procurados, eles ficam à mercê da própria sorte, levando, muitos deles, a entrar na vida do crime.

É hora de tratarmos esse assunto com mais seriedade. E, como venho dizendo nas postagens denominadas "Pauta para candidatos a deputado", a hora é agora! Votemos com consciência!

3 comentários:

Marcus disse...

Prezado amigo,

Sou leitor diário do seu blog.
Fiquei triste e me pareceu até um pouco de preconceito, o seu último parágrafo.
Não acho q esses migrantes sejam os causadores de muitos males no Rio.
A distância é grande entre não conseguir emprego e entrar na vida do crime.
Se esta informação é resultado de alguma pesquisa, ou estatística eu aceito, mas se foi sem embasamento, ficou parecendo preconceito, na minha opinião.

Continuo achando seu blog sério e com informações úteis e honestas.

Abs,

Marcus

Postador disse...

Caro Marcus,

Você tem razão, a grande maioria dos migrantes do interior para o Rio de Janeiro são pessoas honestas e que buscam melhorar seu padrão de vida.

Porém, nossa intenção não foi generalizar. Apenas afirmamos que MUITOS deles entram na vida do crime. Não disse que são todos, mas GRANDE PARTE. Assim, está claro que não ocorreu generalização.

O que eu digo e reafirmo é que NÃO HÁ POLÍTICA PUBLICA voltada para fortalecer o interior, apenas investe-se nos grandes centros, esquecendo-se que esvaziando o interior, incha-se as grandes cidades, as metrópoles.

A mensagem principal é essa: os políticos deveriam investir no interior e não apenas no Rio de Janeiro.

Creio que agora você tenha compreendido melhor minha intenção.

abs

José

Anônimo disse...

Amigo,

Agora ficou claro, concordo que não existe política pública para o interior. Apesar de morar aqui em Niterói, minha família é de Pirapetinga e Miracema.
Adoro Miracema, precisamos mudar essa realidade. O grande problema é que o povo esquece dos fatos muito fácilmente.
Aqui mesmo em Niterói, estamos a mercê de um grupo que administra muito mal, por mais de 15 anos.
Se tudo o que dizem aqui sobre as falcatruas dessa administração for verdade, vai faltar cadeia.

Abs,

Marcus