terça-feira, 9 de março de 2010

NOTÍCIAS DA VISITA DO GOVERNADOR À REGIÃO

O governador Sérgio Cabral anunciou, nesta terça-feira (9/3), no Parque de Exposições de Itaocara, uma série de projetos e investimentos que beneficiam o setor rural nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Acompanhado do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Agricultura, Christino Áureo, e do diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop, Cabral lançou a segunda etapa do programa Rio Rural. A cerimônia marcou o início das ações para o desenvolvimento rural sustentável em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios fluminenses, com recursos de US$ 39,5 milhões do banco e igual contrapartida do governo estadual.

Na ocasião, também foram entregues incentivos no valor total de R$ 1,45 milhão para 390 produtores familiares de microbacias contempladas na Região Noroeste pela primeira etapa do Rio Rural. Os recursos serão aplicados na implementação de 556 subprojetos de agricultura sustentável, contribuindo com o aumento da produtividade, recuperação de solo e conservação de áreas de Mata Atlântica.

- Nunca na história da agricultura do nosso estado foram destinados tantos recursos para o setor rural. Serão investimentos em saneamento, estradas vicinais, compras de equipamentos agrícolas. Uma verdadeira revolução para o interior do estado, combinado com o pacote de incentivos para o setor leiteiro, que o torna em condições de competir com a produção de outros estados. É uma satisfação iniciar o quarto ano de meu governo anunciando este pacote agrícola que já está mudando a face da agricultura do estado, onde 700 mil pessoas vivem direta e indiretamente desta atividade – enfatizou Cabral.

O programa Rio Rural com suas ações relacionadas desde 2007 é a base de todo o planejamento da Secretaria de Agricultura. Os recursos serão aplicados até 2015 em incentivos diretos aos produtores familiares para a sustentabilidade de suas práticas, infraestrutura e saneamento rural.

- A partir deste programa, todos os demais se conectam. O Rio Rural vai beneficiar a totalidade de microbacias hidrográficas. A previsão é que em 10 anos todo o Estado do Rio esteja organizado em microbacias – explicou o secretário.

O programa Estradas da Produção marca uma nova fase na agricultura e no agronegócio do Estado do Rio. Até o governo Sérgio Cabral, o Estado tinha zero de participação na manutenção de estradas vicinais. A recuperação e manutenção dessas vias, de responsabilidade dos municípios, sempre foi motivo de reivindicação do setor. (até aqui extraído do release do Governo Estadual)

Interessante é que, mesmo com a informação de que nunca se investiu tanto no setor agrícola, ainda tenha gente que só reclama! Com que está a verdade?

Nenhum comentário: