O governador Sérgio Cabral anunciou, nesta terça-feira (9/3), no Parque de Exposições de Itaocara, uma série de projetos e investimentos que beneficiam o setor rural nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Acompanhado do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Agricultura, Christino Áureo, e do diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop, Cabral lançou a segunda etapa do programa Rio Rural. A cerimônia marcou o início das ações para o desenvolvimento rural sustentável em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios fluminenses, com recursos de US$ 39,5 milhões do banco e igual contrapartida do governo estadual.
- Nunca na história da agricultura do nosso estado foram destinados tantos recursos para o setor rural. Serão investimentos em saneamento, estradas vicinais, compras de equipamentos agrícolas. Uma verdadeira revolução para o interior do estado, combinado com o pacote de incentivos para o setor leiteiro, que o torna em condições de competir com a produção de outros estados. É uma satisfação iniciar o quarto ano de meu governo anunciando este pacote agrícola que já está mudando a face da agricultura do estado, onde 700 mil pessoas vivem direta e indiretamente desta atividade – enfatizou Cabral.
O programa Rio Rural com suas ações relacionadas desde 2007 é a base de todo o planejamento da Secretaria de Agricultura. Os recursos serão aplicados até 2015 em incentivos diretos aos produtores familiares para a sustentabilidade de suas práticas, infraestrutura e saneamento rural.
- A partir deste programa, todos os demais se conectam. O Rio Rural vai beneficiar a totalidade de microbacias hidrográficas. A previsão é que em 10 anos todo o Estado do Rio esteja organizado em microbacias – explicou o secretário.
O programa Estradas da Produção marca uma nova fase na agricultura e no agronegócio do Estado do Rio. Até o governo Sérgio Cabral, o Estado tinha zero de participação na manutenção de estradas vicinais. A recuperação e manutenção dessas vias, de responsabilidade dos municípios, sempre foi motivo de reivindicação do setor. (até aqui extraído do release do Governo Estadual)
Interessante é que, mesmo com a informação de que nunca se investiu tanto no setor agrícola, ainda tenha gente que só reclama! Com que está a verdade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário