quinta-feira, 11 de março de 2010

ENTREVISTA COM A PROFESSORA JULIANA RODRIGUES

1) O projeto de implantação da AGENDA 21 é de 1992, da época da ECO-92, porque só agora o movimento está ganhando corpo em Miracema?


Na verdade, houve uma iniciativa em 2002 com a criação do Programa da Agenda 21 Miracema, através de uma Lei, encaminhada à Câmara pelo então vereador Dadade.
Neste momento, houve algumas reuniões, mas por motivos que desconheço, não foram levadas a diante.
Hoje, o entendimento a respeito da Agenda 21 é outro, além do mais a SEMAMDA buscou apoio junto ao Estado, no intuito de capacitar os participantes para a missão de levar à frente a Agenda 21 Local.
Tudo começou no ano passado quando o Superintendente da Agenda 21 do Estado, veio a Miracema para capacitar o grupo que a lei previa. Dali pra frente foram quatro capacitações, onde verificamos de cara a necessidade de alteração na Lei, que restringia o acesso das pessoas, o que não faz parte do que preconiza a Agenda 21. Encaminhamos a solicitação de alteração ao prefeito Ivany Samel, que rapidamente encaminhou a Câmara, estamos aguardando o pronunciamento da Casa Legislativa.


2) A Agenda 21 poderá sugerir modificações no Plano Diretor Municipal?

O grupo que faz parte da Agenda, ainda é um grupo restrito, pois estamos aguardando as alterações na Lei. Mas, sem dúvida, no momento da discussão para as modificações no Plano Diretor, o grupo atuará no intuito de considerar formas e modelos de planejamento que visem o desenvolvimento sustentável de Miracema.

3) Quais as prioridades atuais do grupo de coordenação da AGENDA 21 d
e Miracema?

Considerando que a Agenda 21 é um modelo de planejamento de ações sustentáveis, entendemos que a prioridade é continuar capacitando o grupo para a questão da sustentabilidade e fazermos um levantamento de dados no município. Sabemos que todos os órgãos governamentais e não governamentais possuem seus bancos de dados, mas eles estão descentralizados, o que dificulta um diagnóstico amplo. Para tanto, estamos enviando para alguns órgãos uma solicitação de disponibilização de dados que ficarão armazenados num banco de dados da Agenda 21. De posse desses dados faremos diagnósticos participativos para verificar a demanda da população, já fizemos um o MIRACEMA SAUDÁVEL, que está sendo finalizado pela Secretaria Estadual de Saúde.
No mais, a Agenda 21 começará a participar de eventos para divulgar sua essência e mostrar para todos os miracemenses que para alcançarmos objetivos concretos temos que identificar problemas, planejar e traçar metas. Isso é o Fórum da Agenda 21 de Miracema. (Juliana Rodrigues é bióloga e atualmente ocupa o cargo de Diretora do Departamento de Meio Ambiente da SEMANDA, além de membro do Fórum da Agenda 21 de Miracema)

Um comentário:

Julio Verne disse...

O PV NÃO ERA O PARTIDO DA ECOLOGIA??? PQ NÃO FEZ A AGENDA 21????
ESSE PV NÃO É DE NADA MESMO!!!!