segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA COM A PROFESSORA ANA LUCIA DIRETORA DO MUSEU ANTONIO VENTURA LOPES

1) Quais as principais realizações da área da cultura, da Secretaria Municipal de Educação, efetivamente concretizadas desde janeiro de 2009?

· Criação do Museu Antônio Ventura Coimbra Lopes com o objetivo de ser um espaço permanente de visitação da população para conhecerem o acervo dos setores que formaram e consolidaram a história de Miracema. É o primeiro Museu da região Noroeste Fluminense. Data de Criação: 10/03/2009

· Organização e execução da Exposição “Zezé Moreira: um campeão miracemense”, com objetivo de colocar em exposição pública o acervo de um dos maiores nomes do Futebol Brasileiro. Campeão do Pan-americano de 1958, Zezé Moreira passou com glória por diversos times no Brasil e foi homenageado no exterior. Grande acervo doado pelo craque em vida para o Museu em Miracema. Período: Março / 2009. Visitações: 1008 1º Piso

· Exposição “Tributo a Jorge Frederico”, por ocasião do Carnaval 2009, que o homenageou. Período: Março / 2009.

Visitações: 1008 2º Piso

· Lançamento do Livro “Logradouros de Miracema”, volume V Período: Março / 2009. Visitações: 107

· Criação e execução da Exposição “D. Cibele: uma mulher desdobrável”, com o objetivo de homenagear uma funcionária exemplar que dedicou 68 anos de atividade à função pública na Prefeitura Municipal de Miracema, tendo sido Prefeita do Município por alguns dias, sendo, desta feita, a Primeira Prefeita do Estado do Rio de Janeiro.

Período: Maio - Junho / 2009. Visitações: 777 1º Piso

· Exposição de Artes Plásticas “Maio: mulheres, mães e mãos” Período: Maio - Junho / 2009. Visitações: 777 2º Piso

· Transposição do Auditório do extinto anfiteatro (Hospital) para o espaço do Centro Cultural Melchíades Cardoso.O Auditório organizado por esta gestão também serviu para 67 (sessenta e sete) Encontros, Palestras e Seminários organizados pela Prefeitura Municipal e diversas Secretarias entre fevereiro e julho de 2009.

· Apoio a Festividades Folclóricas do Município de Miracema -Festa da Libertação dos Escravos – D. Aparecida Ratinho - Apresentação do Jongo – Patrimônio Nacional Imaterial

· Reestruturação do Espaço de Exposição Permanente do Museu Antônio Ventura Coimbra Lopes a fim de colocar em exposição todas as coleções do acervo.

· Apresentação do Espetáculo “Africanidades”, em parceria com o Grupo Cultural Cara da Rua e o Colégio Estadual Deodato Linhares. Período: Julho / 2009. Visitações: 192 2º Piso

· Participação no evento nacional “7ª Semana de Museus”, que originará uma revista nacional. ( Veja página 70 do livro em anexo)

· Criação do Espaço Audiovisual com Tv e DVD para apresentação do Centro Cultural e Museu aos visitantes.

· Criação e treino de pessoal para visitas guiadas.

· Parceria com escolas municipais, estaduais e particulares para a execução do Projeto “Práticas Educativas nos Museus” que vem ocorrendo durante o semestre.

· Retretas da Banda 7 de Setembro: as retretas da centenária e premiada Banda 7 acontecem, mensalmente, no último domingo, na praça D. Ermelinda. Por iniciativa da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura a retreta aconteceu também no Distrito de Paraíso do Tobias, pela primeira vez.

· Execução do Projeto “Choro na Praça”: apresentação de chorinhos pela Academia do Choro na praça Ary Parreira com grande participação do público

· Estudo, através do Conselho Municipal de Cultura, do Projeto do “Tombamento Consciente” para substituição do Tombamento Estadual Provisório elaborado pela gestão anterior

· Transposição do nome do Pavilhão, como consta na placa alusiva, para o espaço exterior do prédio, conforme era na época de sua construção.

· Conservação do Espaço da Biblioteca Julieta Damasceno, sendo entendida esta como órgão subordinado ao Pavilhão Cultural

· Nova pintura do espaço interno do Pavilhão Cultural a fim de torná-lo mais atrativo aos freqüentadores, com colocação de quadros e jardim interno. Observação: Pintura executada pela equipe de funcionários do próprio Departamento de Cultura.

·

Criação do espaço infantil intitulado “Sala de Leitura Infantil” especialmente pintada e adaptada para crianças. Observação: Pintura executada pela equipe de funcionários do próprio Departamento de Cultura.

· Inauguração do Telecentro Comunitário Fabrícia Guimarães da Silva, com o objetivo de tornar realidade a consulta e integração virtual dos freqüentadores do Pavilhão Cultural.

·

Criação da “Tenda da Leitura Tia Loló”, que acontece juntamente com as retretas da Banda 7, na Praça D. Ermelinda, com o objetivo de levar livros infantis à praça para conquistar leitores ainda na tenra idade.

· Seleção de novos alunos para criação de novas turmas de Educação Musical

· Execução do “I Arraiá da Escola de Música”, para demonstração das atividades desenvolvidas do 1º semestre de 2009

· Concurso de desenhos e textos das escolas Muncipais. Tema : Direitos Humanos

· Primavera de Museus: Balé do Colégio Estadual Deodato Linhares

· Espetáculo “Iguais na Diversidade”. Abertura da 3ª Primavera de Museus.

· Exposição " A ireverência e a diversidade cultural dos Dzi Croquettes.

· Conferência Municipal de Cultura

· Posse de mais dois membros da Academia Miracemense de Letras: Wilder Alvim e Marta Bruno

· Lançamento do livro “Confissões de um anjo sem asas” de Janderson Felicíssimo

· Participação como Delegados na II Conferência Estadual de Cultura

· Exposição "Desenhos em traços livres" de 11/12/2009 a 12/02/2010.



2) O que mudou na gestão cultural nesse período, comparando-se com a gestão que já existia?


Tornamos o acesso à Cultura mais democrático. Mais visitações ao espaço Cultural do Município ( Centro Cultural e Museu) e procuramos levar a cultura onde o povo está. A Conferência de Cultura foi um sucesso. Fomos mencionados pela gestão estadual como modelo de organização e estaremos representando a região Noroeste Fluminense em Brasília na Conferência Nacional. Estamos no caminho certo.



3) Quais os motivos que justificaram a retirada do nome da biblioteca municipal?

Nunca retiramos o nome da Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal Julieta Damasceno continua existindo. Apenas colocamos na parte de fora do prédio o nome que ele possui desde a sua construção em 1980 pelo então prefeito Salim Bou-Issa, que é Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares em homenagem à mãe do então vice-prefeito e também Deputado Estadual Luiz Fernando Linhares que foi o responsável por todas as construções que existem naquele local: ponte, Colégio Estadual e a agência dos Correios. Quem quiser visitar o espaço do Pavilhão verá que o nome Julieta Damasceno continua lá ,mas o espaço tornou-se mais agradável aos visitantes com pintura interna, quadros, inclusive com área destinada aos pequenos leitores: o espaço infantil. Agora cuidaremos da parte externa, com novo jardim, iluminação, e também do acervo dos livros.



4) Porque a Banda 7 de setembro não utiliza o coreto em suas apresentações musicais na praça Ary Parreiras?

Porque a Banda cresceu. O coreto foi feito nos moldes do ano de 1931. Não cabe a Centenária e Premiada Banda Sete que está cada vez atraindo mais músicos.

Nenhum comentário: