quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O HOSPITAL DE MIRACEMA E O ORÇAMENTO MUNICIPAL

Um problema sério que temos visto em Miracema nos últimos dias é a politização de temas que são cabais para a população. E isso leva as pessoas a falarem sem base em documentos ou sem apurar o tema completamente. Isso não traz nenhuma vantagem para o povo, pois ficam sem informações das reais condições dos acontecimentos.

Comparando-se o que existia no orçamento de 2009 com o orçamento de 2010, no que se refere ao Hospital de Miracema temos que, em primeiro lugar, afirmar que o fato de constar apenas R$ 1.000,00 de créditos para a instituição, não quer dizer que somente será gasto esse valor, em 2010, com o Hospital de Miracema

Outra questão sobre o valor destinado ao Hospital de Miracema é que NÃO EXISTE, em 2010, o convênio entre a prefeitura e o HM onde o HM contratava servidores que atendiam à Secretaria de Saúde. O HM, até dezembro de 2008, servia como intermediador de mão-de-obra para a prefeitura, o que não existe mais.

Sobre esse contrato, existe uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal do Trabalho, contra a prefeitura e contra o HM questionando-se o convênio que visava a contratação desse pessoal. Em 2009, o orçamento previa o valor de R$ 240 mil, porque, em 2008 (quando o orçamento foi aprovado) o convênio ainda existia e estava em vigor.

Então, é bom que se diga, que esse valor que era repassado ao HM pela prefeitura, não visava atender a população no que se refere à melhoria da saúde pública, mas sim, para pagar funcionários que trabalhavam para a saúde.

Nenhum comentário: