terça-feira, 10 de novembro de 2009

O CASO DA ILUMINAÇÃO DA PRAÇA

Tem muita gente fazendo alvoroço com a situação da iluminação da Praça Dona Ermelinda. A resposta é simples: quando a praça foi inaugurada ainda não havia sido concluída a obra. A entrega da obra deverá ocorrer agora, quando, ENFIM, poderia ser inaugurada. Qualquer obra pública somente poderia ser inaugurada após a entrega pela empresa vencedora da licitação. E mais, para que a prefeitura tome conta do local, trocando lâmpadas ou fazendo sua manutenção, é necessária a conclusão das obras e entrega pela empresa, sob pena da prefeitura responsabilizar-se caso algum dano aconteça ao patrimônio.

A atual administração tomou todas a providências necessárias para que a empresa concluísse a obra o mais rápido possível. E, enfim, parece que conseguiu. Por isso, nos próximos dias, a praça será, LEGALMENTE inaugurada.

9 comentários:

Anônimo disse...

dr.José Souto.
A praça ficou muito bonita,mas a iluminação é terrivel,eu sei que
o ex prefeito Sr.Carlos Alberto,teve boa intenção,em colocar a iluminação antiga da praça, achei legal, mas os tempos mudaram, Miracema, não é mais aquela cidadezinha pacata de antigamente, a cabeça das pessoas,são outras, a violencia aumentou,as drogas estão aí destruindo nossos jovens,os vándalos multiplicaram em nossa sociedade, por isso a iluminação de nossas praças tem que ser forte,
iluminação que clareia,se as praças viram pontos de vendas e usos de drogas e prostituição. Temos que clarear não só as praças como tambem toda cidade.
até mais
Carlos Eduardo.

Postador disse...

Carlos Eduardo,

Só tem um problema, temos que obedecer as regras para compra de qualquer material para a praça, já que foi recentemente concluída, ainda não foi entregue e a nova administração NÃO PODE, por seu livre arbítrio, trocar todas as lâmpadas e mudar o projeto. Sei de todas as suas ponderações e que elas são verdadeiras, mas daí a desobedecer a lei, vai uma distância grande.

Estamos presos, enquanto administradores, às regras e leis em vigor.

A troca das lampadas dependeria de uma concordância da empresa vencedora da licitação, que não poderia incluir nem um mísero centavo a mais na conta que apresentará ao município.

José Souto

Caveari disse...

Ola,
concordo que a PMM não pode colocar lampadas, ja que a obra ainda nao foi concluida, mas devemos dar atencao especial ao prazo de entrega da obra, que certamente consta no edital de licitacao.
Outra coisa importante é a questao da fonte, que só vi funcionando uma vez (precariamente) e que ja foi toda depredada...
Isso sem falar nas cameras de seguranca (SIC)!!!! não cheguei a ver o edital, mas sera que ele trazia a informacao que elas seriam somente para intimidadar vandalos?? Porque nao instalar um sistema verdadeiro de monitoramento 24h??? mesmo se fosse preciso contratar uma empresa especializada para isso, acho que seria bem mais seguro.

abracos

Renato Caveari

Postador disse...

Renato,

Estão sendo tomadas as providências e a empresa comprometeu-se a cumprir o tratado no edital.

As câmeras não fazem parte do edital da obra da praça, por incrível que pareça. Foram compradas à parte, sem constar do edital principal, o que é muito estranho.

Além disso, prefiro não comentar, pois faço parte da administração e tenho que obedecer trâmites legais próprios.

abs

José

joselscarvalho disse...

O que falta para a obra ser concluida.

Unknown disse...

OLÁ JOSÉ SOUTO.
SEMPRE VENHO NESTE BLOG DAR UMA OLHADINHA PRA FICAR POR DENTRO DOS ASSUNTOS DA NOSSA CIDADE. LENDO ESTES COMENTÁRIO, NAUM PODERIA DEIXAR DE FAZER UM COMENTÁRIO TBM. SOU FREQUENTADORA DO JARDIM,DO PARQUE COM MINHAS CÇAS. NO ÚLTIMO DIA 1º, FIQUEI CHOCADA COM AS CENAS DE VANDALISMO NA FONTE. PUXA! TAVA CALOR, SIM. MAS É INACEITÁVEL VER CÇAS TOMANDO BANHO NA FONTE,DANDO PIRUETAS,MERGULHOS... SERÁ Q É POSSÍVEL COLOCAR UM GUARDA (PELO MENOS), PARA TOMAR CONTA DA NOSSA LINDA PRACINHA? FIQUEI TRISTE COM AS CENAS E MINHAS FILHAS SEM ENTENDER O MOTIVO DAQUELA FONTE TER VIRADO PISCINA.SEM FALAR NO PERIGO D UMA CÇA SE MACHUCAR. NAUM SEI SE DEVERIA RECLAMAR COM VC, MAS EU TINHA Q FAZER ESTE COMENTÁRIO.
UM ABRAÇO,

Postador disse...

Tatiana,

A praça está sob a responsabilidade da empresa que venceu a licitação, mas, mesmo assim, na medida do possível, a prefeitura vem mantendo um vigia lá.

Mas é interessante notar que, nem isso deveria fazer, uma vez que a responsabilidade da preservação é da empresa responsável pela obra.

Vide questionamentos na Câmara Municipal e na rádio, acerca da qualidade da obra e dos preços praticados, mas aí, é outra conversa, que, por ora, não é o caso de tocarmos aqui.

José Souto

kvari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kvari disse...

Problemas de entrega ou não da praça, no caso citado a responsabilidade maior é dos pais ou responsáveis pela tais crianças.
Se desde pequenas já estão tão à vontade para cometer esses atos de vandalismos, imaginem quando crescerem?
Tento, sempre que possível, educar o meu filho a não jogar lixo no chão, não andar sobre os gramados, etc.
É uma questão de cidadania e respeito comigo mesmo e com meus semelhantes (afinal nós pagamos por tudo isso através dos impostos), e uma maneira de garantir o futuro de meu filho.
Meu avô já dizia: "Educação começa em casa e termina na escola".