terça-feira, 14 de julho de 2009

TOMBAMENTOS

Achei engraçado os novos pais dos tombamentos em Miracema. Eles esqueceram de lembrar que foi o PV o responsável pelo ÚNICO DESTOMBAMENTO já ocorrido na cidade, da Fábrica de Tecidos São Martino. Lembram?? E mais, tudo com o aval do Conselho de Cultura da época.

E a cara nem fica amarela...!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Queridos:
O país inteiro, hoje, tem-se preservado e dado ênfase aos centros históricos. Isso faz parte de um macroprojeto, nacional, de estímulo ao turismo e à cultura.

Quem sabe, essa não será uma abertura de um leque de opções para o desenvolvimento sustentável em Miracema? Talvez, nesse aspecto, estejamos há alguns passo à frente de nossos vizinhos.

Vcs hão de convir que Pecuária e agricultura, não trazem o resultado desejado. Por que não investirmos num projeto de turismo? Ecologia, patrimônio, cultura são a nossa maior riqueza.

VAMOS ACREDITAR E BUSCAR UMA MIRACEMA MELHOR. Que não seja para nós, mas para os nosso filhos.

NÃO podemos dar ouvidos aos manipuladores dos meios de comunicação local que tentam ludibriar a nossa população, subestimando nossa inteligência.

Um tombamento não desvaloriza imóveis de forma alguma, só na mentalidade de um munícipe que não está verdadeiramente informado. Não precisamos de políticos para essas informação. Temos um plano diretor do município e de fácil acesso à qualquer cidadão.

Qto aos imóveis, terrenos, eles não estão TOMBADOS, apenas tutelados, para que não ofendam ou prejudiquem a paisagem do centro histórico futuramente. P. ex., o desastre ocorrido na Fábrica de Tecidos. Onde temos uma obra antiquíssima, com uma obra moderníssima, onde esta destoa totalmente da arquitetura local. Tal fato, foi um erro, mas não será por isso q continuaremos errando.

MIRACEMA, MOSTRA A SUA CARA!

Rosa

Postador disse...

Rosa,

Excelente esse debate, apesar de vc não ter se identificado.

Apenas quero ressaltar que os tombamentos foram iniciados na gestão do prefeito Ivany Samel, em 1983.

O PV, ao contrário, foi responsável por um único destombamento que aconteceu em Miracema. E deu no que deu.

Um prédio de signficado histórico para Miracema, de importância ímpar em nossa economia e que foi destombado, parece que esqueceram...

Vejo que o povo tem memória curta!!!

Hoje, querem que o povo aceite tombamentos de imóveis sem nenhum significado histórico.

Chegaram a tombar o terreno onde está localizada a loja MIRAGÁS. Será que o ex-prefeito vai demolir sua loja???

Tombar por tombar não faz sentido. Quem lê os documentos do tombamento do INEPAC, e conhece um pingo da história de Miracema, vê que há tombamentos sem nenhum sentido.

E o CONSELHO DE CULTURA??? O PV ignorou-o solenemente...porque o CONSELHO serviu para avalizar o destombamento da FÁBRICA DE TECIDOS e agora não serve para ao menos tomar conhecimento dos novos tombamentos.

O INEPAC veio a Miracema fechar o CONSELHO DE CULTURA, desautorizando-o, enquanto deveria valorizá-lo.

José Souto Tostes

Rui Divino disse...

Rosa,
Porque deixaram ser demolido o prédio onde morava melchiades cardoso???? Sera que esqueceram que ele faz parte da história de Miracema.????
Rui

Anônimo disse...

Caro Souto Tostes:

Ao contrário do que vc afirma, identifiquei-me.

Mas, o sr. confirma que os erros não justificam novos erros.

As áreas que estão citadas como sem valor histórico, integram a volumetria do CENTRO HISTÓRICO e qualquer deslize nesses locais poderá ser fatal para o conjunto arquitetônico. Como já mencionado.

Nâo estamos aqui num embate político, mas sim num tema APOLÍTICO, de alto valor para a sociedade, histórico, cultural e certamente, de inclusão social e econômica para Miracema.

Se é o PV, o PT, o Pm.... ou qualquer outro partido, não interessa. Não levemos ao tema ao nível politiqueiro. Sejamos mais éticos.

Como o sr. conhece bem as leis e os estragos feitos, deverá por a mão na consciência e tratar o tema da forma mais subjetiva e com o predominio do INTERESSE PÚBLICO e do desenvolvimento sustentável do município.

Afinal, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, arquitetônico, cultural, etc. TAMBÉM COMPÕE O SIGNIFICADO DA PALAVRA "MEIO AMBIENTE", tão discutido e até "marketizado" ultimamente.


Sr. Souto Tostes, transporte sua mente aos locais de sucesso: SE A DISCUSSÃO HOJE É ASFALTAR O CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE MIRACEMA, TRANSPONHA SUA VISUALIZAÇÃO PARA AS CIDADES QUE HOJE COMPõem O PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, RECONHECIDOS PELA UNESCO (Ouro Preto, Diamantina e Olinda)e visualizasse a situação.
Saudações

MIRACEMA, MOSTRA A SUA CARA!

Ass: ROSA

kvari disse...

É José Souto e Rosa.
E o projeto de Turismo Rural, que já expliquei em postagem anterior?
Ninguém deu bola na época.
Agora estamos começando a Agenda 21, vamos ver no que vai dar.

kvari disse...

É José Souto e Rosa.
E o projeto de Turismo Rural, que já expliquei em postagem anterior?
Ninguém deu bola na época.
Agora estamos começando a Agenda 21, vamos ver no que vai dar.

Anônimo disse...

Verdade, a casa do Seu Melchíades Cardoso foi uma grande falha ocorrida. Mas, não podemos permitir que as falhas continuem... temos que garantir a preservação de forma mais ampla possível.

Mell

Felipe Saluan disse...

A economia de Miracema só vai mudar quando tivermos cursos capacitadores e faculdades por aqui. Essa conversa de tombar patrimônio não vai ajudar em nada na economia.

E se tiver atrapalhando a cidade crescer, tem que ser demolido sim.
Essa rua já era pra estar asfaltada, pois se quiserem realmente deixá-la com paralelepípedos tem que no mínimo cuidar, e isto nunca aconteceu.

José Ricardo disse...

Estou co tigo felipe, alha a loja que a constrular esta fazendo, deu outra vida, eles estão de parabens...