sábado, 25 de outubro de 2008

PÁDUA PODE TER NOVA ELEIÇÃO PARA PREFEITO


O presidente do TRE/RJ, Desembargador Motta Moraes, disse agora à tarde em Campos, que os municípios de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana deverão voltar às urnas para escolher o novo prefeito. Como dito aqui no blog, o candidato do PMDB, José Renato, está recorrendo da decisão que indeferiu sua candidatura, mas mesmo que ele perca o recurso, a candidata Maria Dib (PP) não assumirá a prefeitura em janeiro.


Motta Moraes relatou que um terceiro município onde chegou a se pensar que poderia haver anulação do pleito seria Saquarema, onde também o número de votos nulos foi maior que os votos válidos, mas não se confirmou.


Segundo a assessoria do TRE, para que a eleição seja invalidada é preciso que os votos anulados judicialmente totalizem mais que 50% dos votos válidos, descartando-se dessa parcela os votos que o eleitor anulou propositalmente.


Embora no cômputo final os votos apareçam todos como nulos, o sistema identifica os dois tipos de anulação. No caso de Saquarema, os votos anulados judicialmente foram menores que o total de votos válidos.


Isso significa que as eleições para a Presidência da Câmara em Pádua serão disputadíssimas, pois o novo presidente assumirá o comando da cidade no dia 1º de janeiro de 2009, já que seria impossível a realização de uma eleição ainda esse ano lá em Pádua.

Nenhum comentário: