quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Parabéns professores..


Hoje no dia do professor vou fazer uma homenagem a alguém que representou e representa muito para a educação miracemense: a professora Marília Pinto Magalhães. Sem esboçar uma consulta ao currículo dela, lembro que além de professora, ela foi dirigente educacional e a primeira ou pelo menos uma das primeiras a falar e sonhar com o ensino superior em nossa cidade.


Penso agora que se a trajetória da professora Marília tivesse servido de exemplo para os governantes miracemenses, certamente que não teríamos vários ônibus locais levando alunos para estudar em Itaperuna.


Naquela época, quando a professora Marília trouxe uma extensão da hoje UNIVERSO (Universidade Salgado de Oliveira) para Miracema, pouco se falava em interiorização do ensino superior. Em Itaperuna não havia ainda a potência chamada UNIG. Lá só a FAFITA, onde várias professoras miracemenses cursaram o ensino superior.


Mas a professora Marília sonhou e trouxe esse curso universitário para nossa cidade, preparando nossos professores para o que viria com a então nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Foi uma guerreira ao lado do então vereador João Magalhães.


Sei que essa homenagem é devida a muitos miracemenses que lutaram pela educação, mas é uma forma de lembrar que a professora Marília foi a precursora no ensino superior em nossa terra. Depois dela é que chegou aqui a UFF (abandonada pelo governo do PV), que conseguiu paralisar esse processo de interiorização do ensino superior. Uma pena, pois para tirar esse atraso será uma luta, que, com certeza, o novo prefeito vai abraçar.


Receba, professora Marília e todos os professores miracemenses, sem exceção, o afetuoso abraço do blog Miracema, pelo seu dia! Um abraço aos meus professores, muitos saudosos, como a professora Darlene, a professora Solange Moreira e a querida professora Lúcia Gualter. Um forte abraço aos responsáveis pela educação dos meus filhos, especialmente à professora Ana Veiga, diretora do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças.


E parabéns a todas pelo dia de hoje, o DIA DO PROFESSOR!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada José pela linda homenagem que fez a minha mãe. Ressalto que sempre sonhou e lutou para que nossa Cidade realmente tivesse uma Faculdade, tanto ela como meu pai. Mas ainda estamos sonhando e agora mais do que nunca. Obrigada José!!!!

kvari disse...

Eiiii, puxa saco!
Filho é assim mesmo....
Hehehehehehe...

Nada disso!

Sou vizinho da Marília e do João e relamente ela merece uma homenagem dessas.

São pessoas muito queridas na cidade, tanto que as vezes é até difícil conversar com eles de tanta gente que passa e os cumprimenta, estão quase sempre no final das tardes sentados na calçada em frente a sua casa.

São bem queridos por todos da rua e confesso que quando me mude pra lá, já os conhecia, mas fazia outra imagem deles, que só mudou convivendo e vendo o quanto são pessoas de bem.

Tive uma professora que até hoje merece meu agradecimento a ponto de ser chamada pelo meu filho de vó e por mim de mãe.

Professoras que iam em casa buscar o aluno se este faltava.

Que ajudavam as famílias dos alunos em dificuldades.

Bem diferente de ALGUMAS de hoje que só querem saber do salário no fim do mês e ainda reclamam que ganham pouco, ganhar pouco todos os professores ganham, mas como uns se esforçam para fazer digna a sua profissão e outros até dizem não suportar os alunos?

Parabéns Marília.

Parabéns Wanda Peixoto (mãe2).

O Cristóvão Buarque é que está certo: Mesmo com toda a riqueza do mundo, sem educação nunca seremos um país de 1º mundo.

RALPH DUTRA disse...

Quando adolescente, acompanhei com minhas tias, que trabalhavam na antiga ASOEC, para quem não sabe, funcionava no antigo BANERJ, ali era um polo de cursos de pós-graduação a distância, coordenado pela Professora Marília, pelos meus cálculos, esse pólo atendia a mais de 100 cidades, no R, ES E MG. E Futuramente viraria uma UNIVERSIDADE, que depois se tornou a UNIVERSO, aqui em Campos, onde moro, seu Campus Universitário, possui aroximademente, 5000 alunos.
E isso iria para Miracema, por que será que não foi?????
Luta de alguns não faltou, mas infelizmente perdemos o bonde.

Parabéns casal Joãozinho e Marília pela luta.

RALPH DUTRA