O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou, nesta terça-feira (16), o pedido de envio de forças federais para os municípios de Careiro (AM), Itacajá (TO) e Minador do Negrão (AL).
O reforço na segurança foi autorizado para as eleições do dia 5 de outubro. O pedido de força federal está amparado no Código Eleitoral e na Resolução do TSE 21.843/04.
O município de Careiro fica a 24 quilômetros de Manaus, com uma população de aproximadamente 18.872. De acordo com o relator do pedido, ministro Felix Fischer, há no local denúncias de homicídio ocorrido durante a campanha eleitoral, além de outros fatos que poderiam acarretar prejuízo ao processo eleitoral.
Itacajá tem sessões de votação dentro de aldeias indígenas e o objetivo da força federal é coibir a compra de votos. O município de Minador do Negão fica a 170 quilômetros de Maceió e tem cerca de cinco mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Miracema tem gente defendendo a vinda das tropas federais do Exército por causa dos ânimos exaltados de alguns políticos e cabos eleitorais. O blog quer saber: o que você acha da idéia da vinda de tropas federais para nossa cidade??
12 comentários:
Ola Zé, bom dia...
Tropas federais em Miracema eu já acho exagero... será que nossa PM e Polícia Civil, dando apoio ao TRE já não é o bastante???
Abraço
Renato Caveari
Caro Souto:
Sou contra, se Miracema é conhecida como uma cidade hospitaleira, pra que trazer tropas federais? Devemos é fazer nosso dever, sem brigas ou discussões mais severas. Ganha aquele que receber mais votos e ponto final. Gastar dinheiro com a vinda da "tropa"!!!
Abraços.
Tô achando que vai precisar sim!
Olha os comentários no post "Do comício pra polícia" e "Ao Saulo Dutra".
Principalmente o comentário do Sr. Saulo Dutra que disse que resolveria tudo ali na rua mesmo.
Vai ter tragédia no dia 5 se isso não parar, ou se as autoridades não tomarem providências antecipadas.
Vai ficar escrito aqui para lembrar depois.
Quem tá de fora dessa bagunça toda tá vendo isso.
Gente!
Tem pessoas inocentes no meio dessa confusão toda!
Pessoas que só vão votar porque é obrigação e porque querem o melhor para a cidade!
VAI DAR MORTE!
Deus, oxalá, alá, e outros deuses queiram que não!
José acho que deveria vir mesmo, que só assim ficaremos mais tranguilos, na semana da eleição principalmente, que ocorrem mais as compras de votos.Abraços.
Meu caro José,
Não acredito que os ânimos acirrados provenientes da vontade de eleger seus candidatos ou derrotar seus inimigos, poderiam chegar a tanto. Miracema hoje tem um povo civilizado e ordeiro.
Muitos anos já se passaram depois da força militar enviada à Miracema pelo interventor federal no estado do RJ, comandante Ary Parreiras, em 21 de abril de 1934, para apaziguar os ânimos dos miracemenses prós e contras à separação de Miracema de Pádua. Depois deste episódio, não sei se ocorreram outras intervenções militares.
Com a palavra os historiadores!
Só de falar em inimigos...rs Já fico assustada, remonta ao tempos citados..
Vou de Kvari novamente, digito o número... assino a folha e me recolho...
Bom dia!!!
Faço das palavras de KVEARI as minhas.
Para finalizar achei um absurdo pela forma que SAULO acha que as coisas devam ser tratadas.
ABRAÇOS!!!!
Concordo com o que KAVEARI Felipe disseram. Infelizmente tem pessoas que não sabem separar as coisas, parte para agressão ou até uma atitude pior. Deus q nos livre de todo o mal!Realmente um absurdo como vem agindo certas pessoas!
KVEARI não se preoculpe, é possível que alguém possa morrer no dia 5 de tanto rir ou chorar.
Deixe as tropas federais no Rio, lá sim é preciso,aqui não.
Também não gostei nada do tom desse Saulo.
Eu avisei!!!
Gostava tanto das eleições.
Acabava a votação e todo mundo ficava na praça do Correio esperando o resultado para depois, os vencedores, sairem - EM PAZ - pelas ruas comemorando.
Os perdedores, contrariados mas respeitosos da vitória do oponente, ou caiam na farra também ou se recolhiam às suas casas e na segunda-feira estavam todos juntos novamente.
Agora, não sei não...
Discordo de novo do meu irmão (KVARI)... se ja entrarmos no dia 5 de outubro com esse pensamento, aí sim as coisas ficam ruins...
mas nao é por ai... acho bonito a festa do povo, onde todos sao iguais, bla, bla, bla... mas a verdade é que dia de eleições é dia de voto na urna, ops, dedão no botao e churrasco com a família e os amigos... quanto ao resultado... ah... deixa isso pra depois do Fantástico... quem morre de véspera é peru de natal... até porque se chiar resolvesse, antiácido nao morria afogado...
grande abraco e boa votação
PAZ
Caros Articulistas.
Em todas eleições a boataria corre solta.
Os atos de "violencia", não passam de boatos.
O Povo de Miracema é ordeiro, e hospitaleiro e bem humorado, forjado de várias etnias raciais, e sem registro de conflitos da ordem pregada.
Como modelo de conflito social, cito o cisma religioso havido da Igreja Católica, e então nada de violência pessoal ocorreu, porque ocorreria agora?
Quanto ao Dr. Saulo, posso afirmar ser profissional competente, bom empresário e administrador competente. É tambem defensor de suas idéias, mas, daí cumprir o narrado vai uma distancia só medível pela velocidade da luz.
Tenho certeza absoluta de que a partir do dia 03 de outubro os animos serão serenados, e a eleição será realizada dentro dos parametros da ordem estabelecida, e desejada pela maioria.
Com os CIDADÃOS a escolha.
Até mais.
Sven Augusto Alt.
Postar um comentário