sábado, 27 de setembro de 2008

REFLETINDO SOBRE A SITUAÇÃO DA USINA SANTA ROSA

FOTO PUBLICADA EM FEVEREIRO DE 2007 PELO BLOG MIRACEMA
A situação da Usina Santa Rosa, denunciada por nós aqui no blog, pelo menos que tenhamos conhecimento, não foi alvo de nenhuma outra constatação que pudesse detectar lá, ao menos irregularidades ambientais. Vamos aos fatos:


1) Iniciamos o blog com as denúncias, farto documentário de fotos, sobre a situação da Usina abandonada por seus donos;


2) O teor dos textos publicados aqui foram encaminhados às autoridades Estaduais, Federais e Municipais;


3) Num dos documentos a que tivemos acesso, a SERLA, que tem representação em Pádua, não detectou nada que pudesse comprometer o meio-ambiente. Incrível essa informação, mas foi o que constatou-se;


4) Não sei porque, mas o representante da SERLA em Pádua, parece que vê o mundo verde como se fosse um passarinho azul. E o verde continua sendo degradado...


5) Esse o mal dos cargos comissionados do Governo Estadual espalhados por aí..


6) O IBAMA eu nem sei se foi lá após nossas denúncias, mas deveria ter ido;


7) Deveria ter ido pelo seguinte:


7.1) O prédio do que foi uma usina de açúcar, está totalmente abandonado, numa área próxima a inúmeras residência e agora de uma escola municipal, que daqui a pouco está sendo usada por inúmeros alunos (esperamos!);


7.2) Ali tem toda espécie de sujeira e abandono: ferros enferrujados, depósito e criatório de mosquitos, inclusive aqueles da dengue. E isso próximo a um dos bairros mais populosos de Miracema!!!


7.3) Só os ferros enferrujados abandonados, já seriam motivos para uma ação enérgica dos órgãos ambientais, mas nada está sendo feito. E o mato? E os resíduos de vinhoto que se transformaram em não sei o quê? Está tudo lá, apesar das denúncias esses meses todos (quase três anos!!!)


8) Agora o heróico CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) vem, através de seu órgão técnico, preparar um relatório e já alertar as autoridades municipais, para o problema que é de todos nós miracemenses. É bom lembrar que o já maltratado Ribeirão Santo Antônio, a cada verão, capta um pouco dos resíduos químicos da antiga lagoa de vinhoto da Usina.


Mas a cidade e as autoridades, inclusive as responsáveis pela vigilância sanitária, gostam de fingir que não vê nada, que a Usina virou um monte de sucatas e ninguém sabe que aquilo ali é uma agressão ao meio-ambiente.


Onde estão os donos daquela área? Será que nem vergonha na cara de deixaram aquele monte de sucata abandonada eles têm? É o mínimo que se espera...é o mínimo.


Com a palavras as autoridades FEDERAIS, ESTADUAIS e MUNICIPAIS, sobre o assunto...

7 comentários:

Anônimo disse...

É Dr. José.

São doze (12) anos de PV.

Se 04 já são muitos então!!!

Vai sobrar para o VERMELHO.

Até

Sven Augusto Alt

kvari disse...

Acho que as autoridades devem ser comunicadas sim.
Mas o grande responsável é o dono da usina, esse deve ser comunicado oficialmente e se não cumprir o determinado em certo prazo - urgente - a prefeitura deveria desapropriar o espaço.
Passei por lá outro dia de bicicleta e realmente o que a Angeline disse é uma coisa a se pensar, transformar aquele espaço em área de lazer, museu e etc. é uma ótima idéia (Angeline para vereadora na próxima eleição, hehehehe).

kvari disse...

Uma notícia ao leitores do blog.

Não jogue óleo de cozinha no esgoto da pia.
Leia mais em www.proteste.org.br.

Eu já estou juntando o meu em um galão de 5 litros e pretendo doar a uma pessoa que descobri que faz sabão aqui em Miracema.
Dona Glória, que mora lá na Irandi Ângelo da Silva.

Se alguém souber de mais pessoas que usam óleo velho para fazer sabão comente aqui.

Vamos ajudar a proteger o nosso Ribeirão Santo Antônio.

Anônimo disse...

hehehe, figura esse Kvari...

kvari disse...

Vamos lá Angeline.
Você deu idéia de revitalizar o Mercado também, lembra?

Eu me candidato e você também.
Sangue jovem na política de Miracema.
Hehehehehehehehe.

Anônimo disse...

Kvari,
Acho q a idéia do Mercado Municipal foi sua, apenas apoiei...rs

Anônimo disse...

Caro Swen:
Também já tivemos 14 anos do governo PMDB, se lembra?
Abraços.