O Aedes aegpty, mosquito transmissor da dengue, não vai encontrar no próximo verão o ambiente favorável para se proliferar como teve no que passou. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil faz um trabalho de prevenção para evitar uma nova epidemia de dengue no estado no final deste ano e início de 2009.
O superintendente de Vigilância e Saúde, Victor Berbara, disse que técnicos da secretaria estão percorrendo todos os municípios fluminenses para fazer um levantamento das áreas em que o risco de incidência da doença é maior. A idéia é descentralizar a assistência das pessoas infectadas levando os laboratórios responsáveis pelo diagnóstico da doença para as regiões mais afetadas.
O governo do estado também vai intensificar no final do ano o investimento na capacitação dos profissionais de saúde. Berbara ainda lembrou o lançamento de uma revista com o Menino Maluquinho, do cartunista Ziraldo, focada na prevenção da dengue. O propósito é que a revisitnha incentive o público infantil a conscientizar os adultos da necessidade de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A assistência à população, em caso de uma nova epidemia, também está sendo planejada pelo governo do estado, segundo Berbara.
– O governo do estado está mobilizando não apenas recursos, mas planejando ações, como o aumento do número de leitos hospitalares nas regiões onde haja mais incidência de casos e até mesmo a instalação de tendas de hidratação como as que tiveram muito sucesso na assistência aos pacientes na última epidemia – completou.
Um comentário:
Caro Dr. José.
O Governo do Estado está mobilizando a sociedade e o sistema saúde no combate a DENGUE.
Em Miracema, como já postado neste blog, há o problema das contratações do Hospital.
Na marcha do Governo Municipal, cujo término se dará na data de 31 de janeiro deste ano, corremos sério risco de uma epidemia de dengue, e a interrupção dos serviços dos postos do PSF. – Programa de Saúde da Família.
Como serão resolvidos os atendimentos aos aidéticos, aos hipertensos, aos diabéticos, aos hansenianos etc..etc.., sem o funcionamento dos PSFs.
Há breves dias, tivemos, o Ivany, o Juedryr, eu mesmo, e o João Rosquinha, uma reunião com os agentes de combate a endemias (dengue), quando descrevia a minha preocupação com a prestação do serviço público de saúde de Miracema, e o fiz, por ser candidato a Vereador, logo pretendente a ser Representante do POVO.
Na oportunidade, em minha palestra, se assim pode ser chamada, apresentei a SOLUÇÃO do problema.
Em resumo, o próximo mandatário do município, logo no primeiro dia útil, deve convocar extraordinariamente a Câmara, para apreciação de Lei Excepcional, com efeito retroativo ao dia 01 de janeiro de 2009, autorizadora de contratação do pessoal então ex-contratados do Hospital, que prestam serviços aos PSFs. e ao Combate a Endemias.
Ao mesmo tempo, o futuro prefeito deve enviar a Câmara projeto de Lei, criando quadro de pessoal a parte, para lotação dos futuros ocupantes dos cargos de Agentes Comunitários de Saúde e de combate a Endemias.
É obvio, que a regra geral, para a contratação é a do concurso público, com as exceções vindas com a Lei nº. 11.350/06.
A Lei excepcional, terá vigência pelo prazo legal, e a autorização de sua elaboração, apreciação e aprovação, vem do próprio texto constitucional, ou seja, dos Arts. 30, inciso VII, 37 caput e incisos II, c/com IX e §. 5º. Do Art. 198 (redação da emenda 51).
Assim, de forma bastante superficial, aponto SOLUÇÃO, para pergunta feita em postagem anterior do blog.
A todos, do POVO que quiserem melhor esclarecimento, estou a disposição em meu escritório particular, localizado na Rua Dr. Temistocles 148.
Obrigado.
SVEN AUGUSTO ALT.
Postar um comentário