segunda-feira, 15 de setembro de 2008

COSME E DAMIÃO ESTRAGADO SEGUNDO O IPEM


Técnicos da Superintendência de Produtos Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) estão analisando desde o início da semana passada, no laboratório do órgão, se os produtos recolhidos pelos fiscais durante a operação Cosme e Damião, realizada na semana passada em supermercados e estabelecimentos comerciais das zonas Norte, Sul, Oeste e Centro da cidade, além de Niterói e São Gonçalo, estão dentro das normas estabelecidas por lei. Foram recolhidos para análise, até agora, 1.262 unidades de 127 marcas de produtos, como cocadas, balas, pirulitos, gomas de mascar, bombons, suspiros, doce de abóbora e brinquedos, que serão distribuídos às crianças em 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião. Até o momento, 25 marcas foram reprovadas, sendo que a principal irregularidade encontrada foi a diferença do peso do produto em relação ao registrado na embalagem.


De acordo com Soraya Santos, presidente do Ipem/RJ, as blitze se estenderam até esta segunda-feira (15/09), para resguardar o direito do consumidor na hora da compra.

- É importante também que o consumidor fique atento à data de validade do produto, que deve estar em local de fácil visualização – disse Soraya.

Com relação aos brinquedos, que geralmente são distribuídos junto com os doces, Soraya lembra que os pais e responsáveis pelas crianças devem estar atentos e entregá-los somente após terem a certeza de que eles não apresentam nenhum tipo de perigo para os pequenos.

- Para isso, basta olhar se o brinquedo contém a marca do Inmetro, o que dá garantia de um produto certificado. Os pais também devem retirar os grampos e peças pequenas, além de manter fora do alcance das crianças o saco plástico dessas embalagens – explicou Soraya.

A presidente do Ipem informou ainda que as empresas que apresentarem algum tipo de irregularidade terão prazo de quinze dias para apresentar defesa. Caso contrário, poderão sofrer sanções que vão de uma simples advertência até uma multa de R$ 10 mil.

Os consumidores que tiverem dúvidas com relação aos produtos devem ligar para ouvidoria do Ipem/RJ pelo telefone 0800-282-3040, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Um comentário:

Unknown disse...

José Souto, como se aproxima Cosme e Damião é bom que fiquemos alertas com os doces que são distribuídos, pois no ano passado presenciei dois casos de infecção intestinal, uma foi minha afilhada devido a doces contaminados que foram distribuidos. Está de parabéns por colocar essa reportagem. Que todos fiquem atentos .