Os candidatos a prefeito formam uma grande coligação para disputar as eleições majoritárias (prefeito) e outras coligações para a disputa da eleição proporcional (vereador). Em Miracema as coligações estão assim divididas: uma coligação e um partido (PMDB) apóiam Ivany Samel, outra coligação apóia Gutemberg Damasceno, outra apóia Ronaldo Alvim, outra apóia Reginaldo Rizzo e outra José Carlos Cabreira. Ou seja, Miracema tem 5 coligações que concorrem às eleições proporcionais e um partido (PMDB), que concorre sem coligação.
Apesar de inexistir pesquisas eleitorais em Miracema, podemos arriscar que uma ou duas dessas coligações, ficarão fora da Câmara Municipal. Isso significa que essas coligações não atingirão o percentual mínimo para eleição de um único vereador. Esse percentual de votos mínimos é o que constumamos chamar de legenda, que é a soma dos votos válidos dados a todos os candidatos a vereador, dividido pelo número de cadeiras da Câmara Municipal.
Como não dispomos de pesquisas, não vamos externar aqui nosso entendimento, que poderia ser interpretado como propaganda eleitoral irregular, já que macularia a imagem dos candidados que concorrem por tais coligações, que, em nosso entendimento, não conseguirão eleger ninguém.
5 comentários:
Prezado Dr. José Souto.
A rigor do disposto no Código Eleitoral(Arts. 105 a 113), a "legenda" é formada dos votos válidos dado aos vereadores, acrescidos dos votos de LEGENDA (voto dado a partido político), e divididos pelo nº. de cadeiras.
Na eleição do ano de 2004, após a recontagem dos votos foi de 1.808 (mil oitocentos e oito votos.
Estimo que neste pleito de 2008, a nominada "legenda", fique entre os nºs. 1.820 (mil oitocentos e vinte), e 1.870 (mil oitocentos e setenta).
Logo, qualquer partido, se este concorre só, ou coligação, para eleger um, ou o primeiro vereador, precisa de votação, acrescido de legendas da ordem mínima de 1.870 (mil oitocentos e setenta) votos.
Caros articulistas façam seus cálculos.
Espero ter colaborado de alguma maneira.
Até.
Sven Augusto Alt
Caro Swen.
Explique mais claro, com um exemplo "x", para o povo entender isso.
Saudações.
Caro José, a frase do dia é sensacional!
Caro Kvari.
Em tese, de forma bem resumida ocorre o seguinte:
Quociente partidário = soma dos votos válidos dados a todos o candidatos acrescido dos votos de legenda.
Votos de legenda = são os dados aos partidos políticos, geralmente sufragados pelos dirigentes partidários, simpatizantes, que não querem este ou aquele candidato, e sim a vitóriaa de todos os candidatos do partido.
Vou tentar exemplificar com o resultado das últimas eleições:
total de votos apurado: 17.234
Votos nominais: 15.112
votos de legenda 1.196
O diferencial são os votos em branco e os nulos.
O Quociente eleitoral é a divisão da soma dos votos válidos + os votos de legenda, pelo nº. de cadeiras (09), que resultou no nº = 1.812
Na eleição passada, o PMDB em coligação com o PC do B obtiveram 2.640 votos válidos e 361 votos de leganda, totalizando 3001 votos.
na hora da divisão deste nº. pelo Quociente Eleitoral foi obtido o nº. 1.6562, logo a coligação teve eleito 01 candidato pelo "QP", que foi o mais votado da coligação.
O 2º. eleito da coligação foi eleito pela 3ª. maior média.
O que é a maior média:
A maior média, é obtida pela divisão do nº. de vótos válidos, como no exemplo acima do nº. de 3001: por 2. O nº. 2 resulta do acrescimo do próximo eleito, ou seja, do maior quociente matemático obtido, no caso resultou a 3ª. maior média.
Na eleição passada, foram eleitos pelo Quociente Partidário 06 vereadores, e 03 pelas maiores médias.
Veja voce que complicou. Logo não é possível em blog esplicar com exemplo "para o povo entender", a forma completa dos cálculos, principalmente o acrescimo de +1, para obtenção da maior média.
Marque uma hora, e me encontrarei com voce, e pode tambem ser com mais pessoas, e então podemos tirar todas as dúvidas, em tempo não inferior a 01 hora.
Abraço.
Sven A Alt
Valeu Swen
Já dá pra entender.
É que do jeito que foi colocado no post o "povo" pode achar que nenhum candidato será eleito.
Postar um comentário