domingo, 6 de julho de 2008

SOLAR VENTURA LOPES III - Roberto Ventura

Dr. Roberto Ventura, filho de Antônio Ventura Lopes




Além dos membros da família, já nomeados, o casal Ventura Lopes hospedava no imóvel, com freqüência, outros parentes, amigos, visitantes, membros de embaixadas que aqui chegavam em caravanas estudantis, autoridades do Poder Judiciário e políticos de expressão nacional, inclusive um Governador do Estado do Rio de Janeiro no exercício do cargo, durante meia semana.

Dentre os políticos e homens públicos de nomeada, hospedados por Ventura Lopes no prédio, pode-se citar o Brigadeiro Eduardo Gomes, quando em campanha, em 1950, como candidato à Presidência da República pela UDN – foi integrante do Movimento Tenentista ocorrido na década de 1920, e um dos poucos sobreviventes da histórica Revolta do Forte de Copacabana, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1922, além de Ministro da Aeronáutica; o General e então Governador do Estado do Rio de Janeiro, Edmundo de Macedo Soares e Silva; o jurista José Eduardo do Prado Kelly, durante campanha como candidato da UDN ao Governo do Estado, depois Ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal; o então deputado federal Carlos Lacerda, posteriormente Governador do ex-Estado da Guanabara; os deputados Ewaldo Saramago Pinheiro, Tenório Cavalcante e outros; o Presidente Jânio da Silva Quadros com a esposa e a filha, na campanha à Presidência da República pela UDN.

A parte baixa do prédio foi ocupada, em momentos diferentes, pela sede da UDN, pela Legião Brasileira de Assistência, pela Coletoria Federal, pela Oficina de Consertos de José do Rádio, pelo Bar do Nelson, pela Quitanda do João Pestana, pela Loja do Demétrio Damasceno, pelo escritório dos advogados Jader Barros Eiras e Roberto Monteiro Ribeiro Coimbra Lopes.

O salão dos fundos era destinado ao encontro dos filhos com os amigos e colegas, em cujo ambiente saudavelmente conversavam, contavam piadas e histórias, planejavam a realização das peladas na Quadra do Rink, nos campos do antigo Colégio Miracemense e do América, os banhos no Ribeirão Santo Antônio acima da Usina Santa Rosa, enquanto disputavam partidas nas duas sinuquinhas de bolas de gude, ganhas nos jogos de búlicas disputados no jardim, onde pulavam “Carniça” e se guerreavam com as frutas amareladas caídas das árvores existentes na via pública que liga a rua Direita à rua das Flores.

Durante a vida de Ventura Lopes o prédio foi reformado várias vezes e, salvo pequenas alterações, manteve sempre a sua originalidade.

A sala maior da residência, pela sua considerável extensão, dotada de uma mesa com muitos assentos, além de usada para as refeições dos membros da família e pelos demais comensais, que nunca eram poucos, foi palco de inúmeras reuniões da UDN, de despachos do Governador Edmundo Macedo com os seus secretários de Estado, foi palco da preparação de cédulas eleitorais fornecidas pelos partidos políticos para serem utilizadas nas votações levadas a efeito nos pleitos federais, estaduais e municipais para a eleição dos candidatos à Presidência da República, ao governo do Estado, ao Senado, à Câmara Federal, à Assembléia Legislativa Estadual, a Prefeito e a Vereadores. Foi palco, enfim, de inúmeros outros encontros de natureza institucional.

8 comentários:

Unknown disse...

FOI NESTA CASA QUE COMEÇOU A NOSSA HISTÓRIA?

Anônimo disse...

Dr. Roberto,
Queriamos sempre um texto do senhor aqui, quem sabe não pode escrever sobre outras histórias de nossa cidade, que o senhor sabe muito bem.
Parabéns por todas suas palavras!

Anônimo disse...

Excelente! Estarei aqui acompanhando todas as postagens sobre esse tema.
O blog trouxe no momento certo e parabéns ao Dr. Roberto Ventura pela aula que tem nos apresentado, fazendo com que enriqueçamos cada vez mais nosso conhecimento sobre a terra natal. Isso muito nos orgulha!
Estive na Fazenda Santa Inês, no aniversário do Hanry, uma grande festa árabe, com anfitriões de primeira linha, fiquei muito encantada com a festa e tive a oportunidade de visitar o interior da casa, guiada pela Sra Tanúscia, é uma verdadeira viagem no tempo.
Quando criança também tive o privilégio de ter brincado por lá e guardo boas lembranças.
Gostaria que após essa série do Solar Ventura Lopes, possamos ser presenteados com histórias da Fazenda Santa Inês.

kvari disse...

A próxima história pode ser da linda Fazenda Santa Inês.
Aí José posta sobre ela e pede ao Sr. Roberto para nos brindar com a sua história.
Eu tive o prazer e a honra de visitá-la e ser guiado pelo Sr. Roberto a uma volta ao passado de Miracema, do Estado e do País.

Anônimo disse...

Um viagem ao passado, com histórias emocionantes sobre a vida política e social de Miracema palco de tantas lutas e conquistas.
Parabéns ao responsável pelo Blog por nos brindar com esta aula de cultura e de história.
Parabéns também ao nobre advogado Roberto Ventura pelo brilhantismo do texto.
Obrigado a todos vocês.

Anônimo disse...

Caro Roberto:
Hoje telefonei para mãe e ela me disse que havia recebido esse endereço seu, também por contato telefônico. Lembro-me bem da visita que fiz a vocês. Ficou marcada na memória. Fomos muito bem recebidos e abençoados. Belo e histórico solar! Foi aí que estivemos! Saudosos abraços, com desejos de saúde e vitória a todos familiares!Sempre agradecida.
Danusa Horta Barbosa e Família

Reginaldo Coimbra disse...

Parabenizo e agradeço ao meu querido tio Roberto Ventura por disponibilizar e compartilhar seus vastos conhecimentos para que a história se mantenha viva.
Confesso que me emocionei ao relembrar e rever esta saudosa casa em que vim à vida no dia 19.05.1947.
Como primeiro neto, sempre admirei, respeitei e segui como exemplo o meu avô Ventura Lopes.

Marcos Aurélio Santana disse...

Parabens!
Para quem passou boa parte da infância juntos desta familia e presenciou um pouco dessa história é muito bom poder relembrar.
Esta familia hoje representada pelo ilustre Dr.Roberto e familia.
Relembrar o passado é reviver bons momento