segunda-feira, 7 de julho de 2008

O ÚLTIMO DIÁRIO DE VIAGEM DOS AVENTUREIROS ANDRÉ E JORGE


"No nosso último dia de pedaladas pelas margens do Rio Paraíba do Sul, saímos de Campos dos Goitacazes com destino a Atafona, em São João da Barra, litoral Fluminense. Mais cinqüenta quilômetros e teria fim a nossa cicloviagem por esse importante rio brasileiro que nós seres humanos teimamos em não dar valor e tanto maltratamos. No caminho, passamos por algumas usinas de cana de açúcar e pelo sertão de São João da Barra, onde fomos até a sede do município, mas antes passamos pela localidade de Cajueiro, que segundo o Eric, um ecologista que vive plantando árvores nas margens do rio, cajueiro mesmo só no nome, pois tais árvores não existem mais. Eric ainda nos ofereceu sua casa para o pernoite, mas agradecemos e informamos que em Atafona ficaríamos alojados. Em São João da Barra, pudemos ver uma bela praça e uma orla bem cuidada, onde existe até uma academia de ginástica ao ar livre. Nesta mesma praça, fica localizado o porto onde as embarcações que fazem o transporte de pessoas atracam. Mais alguns quilômetros e estávamos no pontal de Atafona onde o nosso companheiro de viagem, o Rio Paraíba do Sul, luta contra o mar, já com pouca força, para lançar suas águas no Oceano Atlântico. Além da alegria de conseguir completar mais um projeto do início ao fim, tivemos a companhia de minha mãe Dona Neuza, meu dedicado e querido irmão Bebeto (Passarinho), muitos amigos, moradores locais e outras pessoas que chegavam para tirar fotos com os ciclistas que viram na televisão no dia anterior. Nesse nosso último diário de viagem queremos aqui, deixar o nosso agradecimento a você que esteve conosco por esses vinte e um dias, nos enviando sua mensagem e participando de mais esse projeto.


Agradecemos ao Nosso Poder Superior, Bill e Bob por nossas vidas de volta. Ao meu pai( in memorian), minha mãe pela presença, compreensão e alertas, meus irmãos e familiares, aos pais(in memorian) e familiares do Jorge. As pessoas que acreditaram e apoiaram nosso projeto: Eduardo da Miragás, Ricardo da Lógika, Jolups velho amigo,Zé Bolinha da Loja do Juca, Genes do Mercado Rodrigues, Primo da Pardaria São José, Celso da Casa do Campo, Ivonei do Mercado Paraíso, Marcos do Bazar São Jorge, Cezinha do Feijó Contabilidade, Guilherme do Posto Bendengó, Guilherme da Casa Marcellino, Talles da Loja Crismon, Paulinho do Clube XV, Delquinho da Miragro, Sara da Loja A Credilar, Clovinho da Sertaneja, ao pessoal da Mega Academia. Agradecemos aos que estiveram conosco antes do dia da partida em nossos preparativos e treinamentos: Juninho, meu irmão companheiro e amigo, Carlinhos Moreira, amigão e sempre presente, Sandra Valeriote, Monique e Amanda, novas amigas de São José de Ubá, ao Lelo do Parque Ecológico Santa Rita, ao Levi da Ventania, ao Kiko do Parapente, ao grande “Chumbinho”, ao pessoal das fazendas onde treinamos, ao fiel amigo Juici. Agradecemos também às pessoas que conhecemos e que nos acolheram em suas cidades, mesmo não nos conhecendo e sempre abrindo suas portas para nós:


Ao Guilherme, Pedro, Boa, Marcinho e Nicanor do Posto Bendengó, ao Nelson de Areias-SP, Sr. Gonçalo, Alexandre e Paulo Sérgio da Fazenda Santa Carlota, ao Zé Lito, Zé Brás , Márcio e amigos da Fazenda Pau-casado na Bocaina, Sr. Chico Bento, Sr. Paulo Mendonça e Claudinéia da Pousada da Joaninha, ao Sr. Fagundes do bairro dos Macacos, ao Gilberto e família da Rocinha, ao Genésio e aos proprietários da Pousada Guimanna Sr. Guimarães e Dona Ana de Lagoinha-SP, o senhora que nos acudiu, quando aconteceu o acidente, ao inesquecível “Zizi” Donizeti do camping do Saci em São Luís do Paraitinga, aos prestativos e também inesquecíveis Djair, Suzi e Werner no Centro de Informações Turísticas de Paraibuna-SP, ao Júlio, Marcelo e Danilo da CESP-Paraibuna, ao pessoal da pensão Paris em São José dos Campos, a Dona Cristina de Aparecida-SP, ao Sr. Djalma de Guaratinguetá, ao Gaúcho de Queluz-SP, ao Drs. Waldir e Fernando do Posto de Atendimento ao Usuário da Dutra em Resende-RJ, a Marinez do Ovomaltine em Barra Mansa-RJ, ao “Coquinho” e família em Volta Redonda-RJ, a Tia Nair da pensão em Vassouras, ao pessoal do posto de combustível em Três Rios, ao pessoal do Posto Jamanta em Além Paraíba, A Aparecida e Juninho, ao casal Divino e Ângela do Campo de Semente-PESAGRO-RIO em Itaocara-RJ, a Eliane, Sr. Nelinho, Dona Maria e todos do Hotel São José em São Fidelis-RJ, às minhas irmãs Lília e Neuza Maria, sobrinhos e cunhada Sandra em Campos dos Goitacazes-RJ e ao Bebeto e todos de Atafona pela acolhida.


Agradecemos ao José Souto e Angeline pelas mensagens e divulgação,ao Luigi pela participação em nossos projetos, a todas as pessoas que nos enviaram suas mensagens.


Queremos deixar aqui também um agradecimento a duas pessoas que estiveram muito presente em nosso dia-a-dia durante a viagem: ao Bebeto meu irmão pela preocupação, incentivo e pela calorosa recepção em Atafona e a Sandra Valeriote de São José de Ubá que durante a viagem, nos enviou uma mensagem por dia, dedicando uma parte de seu dia para nós. Deixo que essas duas pessoas encerrem o diário do último dia de nossa cicloviagem. Do Bebeto, deixo o poema que ele me mandou e da Sandra, a mensagem do último dia. A Todos vocês nosso muito obrigado e até a próxima ..." (André Alvim e Jorge Pereira)

2 comentários:

Unknown disse...

Quero parabenizar o André e o Jorge pela brilhante Jornada onde mostraram não só coragem e determinação mas também amor ao ESPORTE.
Miracema se orgulha de VOCÊS!!!

Marcos.

Anônimo disse...

Parabéns aos esportistas, pela garra que demonstraram ter e pela vitória alcançada. Que vcs continuem nesta trajetória dando exemplo do que o esporte pode fazer de positivo na vida do ser humano.
Valeu.
Zoé.