sexta-feira, 4 de julho de 2008

DINHEIRO NÃO FALTA PARA QUEM QUER INVESTIR NA GERAÇÃO DE EMPREGOS

Polo Industrial de Miracema foi esquecido pela Prefeitura e os investimentos públicos que já chegaram a Pádua e região, nunca chegam a Miracema.
A Investe Rio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) criou uma linha de crédito de R$ 50 milhões para emprestar recursos a micro, pequenas e médias empresas, com juros de 9% a 10% ao ano e prazo de pagamento de 72 meses.



Num primeiro momento, o objetivo da agência é atrair empresas de fora do estado e do Brasil para fortalecer o parque de fornecedores das montadoras do complexo automotivo do Sul Fluminense – Volkswagen e Peugeot-Citroën. Num segundo momento, o projeto deverá financiar fornecedores para atender aos grandes empreendimentos que estão se instalando no Estado do Rio, com previsão de investimentos de cerca de R$ 100 bilhões.



- Pretendemos expandir depois com empresas que forneçam para a CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), em Santa Cruz, na Região Metropolitana; o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em Itaboraí, e projeto da MMX, no Norte Fluminense, em São João da Barra. Queremos aproveitar que esses grandes empreendimentos estão vindo para o Estado do Rio e, assim, internalizar no estado não só os grandes investimentos, mas todos os benefícios que esse fato pode ocasionar na cadeia de fornecimento, multiplicando empregos e renda enquanto o estado cresce com mais consistência – afirmou o presidente da Investe Rio, Maurício Chacur.



Essa nova linha de crédito se destina ao financiamento de até 70% do valor do investimento fixo das empresas. Os recursos já se encontram no caixa da Investe Rio. Os clientes desses créditos são micro, pequenas e médias empresas que atuam fora e dentro do estado. De acordo com Chacur, a linha de crédito foi criada porque empresas de micro, pequeno e médio porte não contam com linhas de financiamento no sistema de crédito privado e público que beneficia grandes empresas.



- Existem dois caminhos para as empresas se candidatarem ao financiamento na Investe Rio. O caminho natural é a empresa que já é fornecedora e pretende expandir sua atuação. O outro caminho é para a empresa que está instalada em outro estado ou em outro país e pretende se instalar no Rio de Janeiro, para fornecer à Volkswagen e à Peugeot-Citroën. Vamos apoiar essa empresa no seu investimento com recursos – esclareceu Chacur, acrescentando que a Investe Rio pode colocar empresas já qualificadas tecnicamente em contato com as montadoras para que elas negociem contratos de fornecimento. Nesse caso, as montadoras deverão fazer uma classificação para verificar se as empresas têm condições ou não de atendê-las.

Nenhum comentário: