
Um dos motivos que nos levaram a criar o blog Miracema foi o problema do meio-ambiente em nossa cidade. Governada pelo PV (Partido Verde) há mais 11 anos, Miracema tem todo tipo de problema ambiental que se pode imaginar. Os nossos problemas são até incoerentes com a situação de penúria que vive nossa economia.
A mata atlântica que existia por aqui, foi totalmente devastada por grandes empresas do ramo de papéis, no fim dos anos 70 e início dos anos 80. Tenho exemplo familiar desse problema. Ocorre que naquela época éramos ignorantes em termos ambientais.
Hoje, ao contrário, temos consciência do problema e continuamos a devastação. E não precisa ir muito longe para verificar isso, basta andarmos por alguns minutos às margens do Ribeirão Santo Antônio para ver várias empresas, residências e até a Prefeitura, jogando toda sorte de material poluente no leito do rio.
Denunciar? Isso já foi feito. Aliás, o Ministério Público propôs várias ações civis públicas contra proprietários de imóveis que construiram ali no Santo Antônio. Na maioria fez acordo e as obras foram mantidas. Tudo bem, vamos respeitar o órgão. Agora não vimos nenhuma ação do mesmo Ministério Público contra as empresas do pólo industrial (próximas do Hotel Varandas), que jogam produtos químicos no leito do Santo Antônio.
O trabalho da SERLA, que tem representação em Pádua é deficitário, no nosso entendimento. Mesmo que o seu representante esperneie, é nosso pensamento.
Mas tudo isso tem uma explicação muito objetiva: o mundo e o Brasil estão de olho na Amazônia. E estão de costas viradas para problemas "menores" como o Ribeirão Santo Antônio por exemplo. Basta lermos qualquer site ou jornal para constatarmos isso.
No site do IBAMA, por exemplo, não há uma notícia ou ação do órgão no Noroeste Fluminense, apesar de registrarem, como noticiamos aqui, áreas embargadas em território miracemense. Parece que lutar pelo meio-ambiente aqui não dá votos. Ou não dá pelo menos espaço na mídia.
Em Miracema mesmo, perguntamos: onde anda o grupo de "Amigos do Ribeirão"?
Por essas e por outras, não vejo nada para comemorar nessa SEMANA DO MEIO-AMBIENTE. Apenas ela serve para lembrarmos que se não agirmos agora, nossos filhos ficarão sem ar para respirar amanhã. O assunto é sério e essa afirmação não é utópica!
8 comentários:
As vezes, vendo TV, vejo as noticias sobre o clima, olho para o meu filho (que tem 3 anos) e fico pensando: o que será que ele vai ter pela frente? Penso nisso com medo mesmo de ter colocado meu filho numa "furada". Mas nem tudo é pessimismo: e o projeto de plantar uma árvore para cada criança que nascer em Miracema? Já é alguma coisa. O parque ecológico: estava vendo o morro do calvário outro dia e lembrando de como era na época do motocros da expo e como é hoje - até mesmo naquelas fotos antigas que foram publicadas aqui no blog - era pelado e hoje tá tomado de verde. Meu pai a uns 15/20 anos atras comprou uma área de mata que tinha sido toda desmatada para virar pasto, hoje está tomada de árvores - até mais do que antes - e ele não aceita que derrubem uma só, e tudo melhorou - temos mais água, animais, passáros, no verão é mais fresco. O governo obriga aos proprietários rurais a ter uma porcentagem de área preservada mas não incentiva ninguém a fazer isso, e todos nós sabemos que o que move o mundo é o tal do dinheiro. acho que falta uma política nesse sentido.
Bom dia! Os "Amigos do Ribeirão" vão bem , obrigado. Nesta 2ª se reúne com pessoal da SERLA. Além disso, os "Amigos", não são os responsáveis pela calamitosa situação do Ribeirão Santo Antonio. O que está faltando é consciência da população e empresários que poluem o leito do Ribeirão, sabendo que não existe fiscalização contra tal. Abçs.
José,
Penso q os AMIGOS DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO, idéia lançanda em novembro de 2006, na ocasião lançamento do volume I de Logradouros de Miracema, em discurso apresentado pela Dra. Cremilda, é um avanço em termos de conscientização e temos que apoiar o movimento.
ANGELINE
Sobre o projeto "Amigos do Ribeirão" o blog torce realmente para que ele se mantenha vivo.
Mas é bom esclarecer que o blog não disse que o grupo é culpado pela situação do Ribeirão. Onde está escrito isso?
Estamos torcendo para que as atividades do grupo cresçam cada dia mais, pois sei que os membros são pessoas bem intencionadas e que estão preocupados com o futuro do meio-ambiente miracemense.
O blog está à disposição de vocês.
É bem verdade que o blog não está culpando o projeto "Amigos do Ribeirão"; mas com a pergunta irônica feita no final ( cadê os "Amigos"?), não precisa nem dizer nè. Acredito que realmente todos estejam torcendo para uma melhora nas condições do "NOSSO" Ribeirão. É preciso que toda a população ajude. Abçs.
SUGIRO AOS "AMIGOS DO RIBEIRÃO SANTO ANTONIO", NO QUAL TODOS OS INTERESSADOS SE INCLUEM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, QUE USEM O BLOG MIRACEMA PARA DIVULGAR O MOVIMENTO.
Caro José.
Vamos eleger alguem comprometido com o Ribeirão. Assim estaremos fortalecento "Os Amigos do Ribeirão Santo Antônio", no mínimo com a possibilidade de terem ferramentas parao desenvolvimento de atividades e voz no parlamento municipal.
Por outro lado o escolhido, fará trabalhos, e emprestará seu gabinete para tão relevante iniciativa.
Até
Carlos Jardim.
QUEM É O CANDIDATO?
Postar um comentário