segunda-feira, 9 de junho de 2008

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DIZ QUE PROJETO DO ARROZ FALHOU


O anúncio foi feito agora à noite na Câmara Municipal e o porta-voz do projeto foi o secretário de Agricultura, Mozart. Ele contou ao plenário, que ouviu tudo estarrecido, que a previsão de colheita de arroz eram de 200 mil sacas, mas que somente 7.500 sacas foram efetivamente colhidas.


A esperança do secretário é que o restante da colheita venha ao longo dos meses, à longo prazo. Mozart afirmou que dois fatores prejudicaram o trabalho da produção de arroz, o fato do mecânico dos equipamentos usados na colheita ser de Muriaé e que o mesmo sofreu um acidente e ficou impossibilitado de assistir os reclamos miracemenses. Outro fator seria o alto índice de chuvas, que prejudicou o processo de mecanização.


A convocação do secretário Mozart foi feita pelo vereador Juedyr Orçay, mas ele não compareceu à reunião. E quem mais indagou o representante municipal foi o vereador Manoel Gordo, da base de apoio do prefeito.

10 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite!!!
Antes de vereador MANOEL GORDO é um grande produtor rural,e deve ter sido prejudicado com o arroz.
Acredito que o vereador tenha agido mais como cidadão do que parlamentar.
ABRAÇOS!!!

Anônimo disse...

O vereador então é latifundiário??????????

Anônimo disse...

É uma pena. Este projeto é muito bom.
Mas precisa de tempo para amadurecer e por incrível que pareça há uma grande corrente torcendo para não dar certo. Eles penssam que é melhor deixar nossas antigas várzeas com capim vagabundo e capituba. É só andar pela nossa zona rural e verificar o desperdício de terra.

Anônimo disse...

Bom dia.
Eu acho por ser o vereador da base do governo, não tem que ficar calado, principalmente quando tem transparência nos projetos e na conduta de governar.

kvari disse...

Lamentável. Espero que agora percebam o erro que foi investir na rizicultura mecanizada em Miracema, sendo que, como foi dito aqui no próprio blog, essa não é a vocação do Município. O dinheiro investido poderia ter sido usado em outro projeto. E o secretário superior do prefeito ainda distribuiu na Expo um folheto dizendo que o arroz é (era) a salvação da lavoura em Miracema podendo render 2,5 milhões de reais por ano, que ficaria todo a cidade, enquanto que o comércio gera 3 milhões mas que somente uma pequena parte disso fica aqui. Ora, é sabido por muita gente que só a Leader faz 300 mil por mês (3,6 milhões por ano) e o restante do comércio, não faz nada? Acho que foi um tiro no pé DA PREFEITURA. E agora, esses equipamentos todos? Dinheiro jogado fora!!!???

Anônimo disse...

Bom dia,

Concordo plenamente com o primeiro comentário anônimo, não acho que foi um erro o incentivo a cultura do arroz, como citado pelo secretário de agricultura, tivemos fatores diversos inclusive climáticos, infelizmente imutáveis, que prejudicaram bastante a mecanização e os bons resultados....

Esse projeto não é para um ou dois anos, é um excelente projeto a longo prazo que tenta revigorar o nosso meio rural começando pelo incentivo a essa importante cultura....

O que seria da humanidade se toda boa ideia falhasse no primeiro ano e desistíssemos????

Quando investimos em ações por exemplo temos a certeza de lucro, na primeira queda do mercado vc venderia toda sua carteira???

É um grande equívoco dizer que o município não tem vocação para a rizicultura, quem conhece sabe do grande potencial que nossas várseas tem para produção...

Sugeriram investir o dinheiro em outro projeto, mas se esse mesmo projeto tivesse falhado iriam criticar covardemente da mesma forma, eu tinha um primo que dizia quando construia sua casa: "De sua sugestão antes da parede levantada, pq depois de mal feits até mesmo eu vou saber que não ficou boa..."

É mais ou menos isso, depois que deu "errado", ou pelo menos não correspondeu às espectativas, todo mundo dá piruada dizendo que deveria ser investido em outra área, lamentável essa conduta ao meu ver!!!

Tenho certeza que o secretário superior do prefeito tinha dados concretos para a divulgação de folhetos na expo falando sobre o arroz, ele não seria irresponsável ao ponto de publicar algo sem ter conhecimento!!!

Concluo dizendo que interesses pessoais não devam prevalecer sobre o interesso coletivo, e "bater em cachorro morto" ou "pegar a vaca atolada" não valem para se auto-valgloriar!!!

Torço, acredito e incentivo o projeto do arroz, graças a DEus temos pessoas sóbrias, imparciais e empreendedoras comandando esse grande avanço de nossa produção rural!!!

Quem conhece acredita, a roça pede socorro!!!

Todos os equipamentos e dinheiro utilizados continuam investidos, existe a necessidade de manter o projeto vivo para num longo prazo possamos colher os frutos dessa atitude sábia, mas infelizmente criticada por muitos...

Acho que o tiro foi dado para o alto e muitos temem que esse projetil caia em suas cabeças....

Não quero com isso discutir picuinhas e criticas infundadas à administração pública atual, essa é minha opinião a respeito do tema noticiado e comentado!!!

Abração a todos!!

Aluisio Puglia de Azevedo JÚNIOR.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Eu sou pequeno produtor rural e estou pensando em me incluir nesse projeto de rizicultura em nosso município. Acho que o proprietário rural que tem uma várzea para a produção de arroz, deva tentar. Muitas desta várzeas estão sendo sub-utlilizadas. Muitas outras alternativas de utilização também não surtiram o efeito desejado.
Produtor rural precisa mesmo é de incentivo para a agricultura, melhorias das estradas, o que não tem acontecido ultimamente, e esta seria uma alternativa.
Abçs.

Anônimo disse...

vcs deviam acompanhar as reunioes do legislativo de miracema.Depois talvez,fazerem alguns comentários.
Por favor,sem paixão politica ou partidaria.

Anônimo disse...

Um meio importante de informação era o site do Jornal Dois Estados, que publicava as atas das reuniões da Câmara de Vereadores. Mas, infelizmente está parado. Acho importante mesmo que as pessoas estejam ativamente participando das reuniões de conselho, da Cãmara e tudo o que puderem p poderem se manifestar...
Precisamos acreditar no projeto do arroz, acredito que o tempo irá responder... Mas, as estradas aqui citadas são importantes tb.
Alguns perguntam por exemplo como temos informações. Os jornais locais e as atas da Câmara de Vereadores faz com que muita gente que não está aí no dia-a-dia esteja bem informada. A questão do mamógrafo p exemplo estava sendo discutida pelo Juedyr, da comissão de saúde do Legislativo Municipal...
Não soubemos o desfecho da história.

Anônimo disse...

Bom dia,

O blog http://www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com/ publicou e eu conferi no site fonte ( http://www.agricultura.rj.gov.br/links/jornalriorural.asp ) as informações sobre o projeto de rizicultura de Miracema, contradizendo o que o secretário informou....

Pergunto, será que interesses pessoais não estariam por tras dessa afirmação???

Abração!!!

Aluisio Puglia.