domingo, 1 de junho de 2008

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DESABAFA E COMENTA SOBRE O SEBRAE


Após a publicação no blog Miracema da carta enviada aos deputados estaduais e federais que receberam votos na cidade, começaram as manifestações sobre a carta. A primeira veio da própria Associação Comercial (foto), que hoje abriga o único funcionário do SEBRAE em Miracema, mas que responde por vários municípios. Antônio Carlos Caveari Albino, que é também Assessor Superior do Prefeito, confessa que a cidade está passando por uma grave crise de desânimo entre os empresários, leia:


"Valeu José,

Muito boa a iniciativa.

Como você sabe o Balcão SEBRAE de Miracema esteve quase fechando em 2006. Foi uma grande dificuldade revertermos a situação quando no estado fecharam diversos outros. Em Miracema conseguimos manter graças ao empenho do Prefeito Carlos Roberto e da nossa Associação Comercial que mantém convênio antigo.

Temos que cobrar melhorias tanto da direção do SEBRAE como dos empresários miracemenses, que estão muito desanimados.

Consegui trazer, no ano passado, o projeto EMPREENDER para apoiar o setor moveleiro e não conseguimos o comparecimento dos empresários da cidade. O objetivo do projeto é levantar necessidades e, através das demandas, conseguir apoios diversos. Os moveleiros não foram nas reuniões e o projeto murchou. Antes de pedirmos o projeto fizemos uma reunião onde 10 empresários se comprometeram a comparecer e apoiar (precisávamos de 5). Olha que o RJ importa 95% dos móveis que consumimos ou seja temos o mercado aberto para trabalharmos.A Associação Comercial em 1993 tinha 200 associados comerciais e hoje temos menos de 40 pagando de 10 a 20 reais por mês. Precisamos muito de aumentar este número e estou querendo sugestões de como fazer para animar o pessoal.

Na área rural tentamos implantar o projeto de Melhoria da Pecuária Leiteira e em 2005 não conseguimos um número de empresários para participarem precisávamos de 13 para viabilizar o projeto.

Olha que estes projetos apesar de caros não custam nada para os empresários. Só depende da participação dos empresários.Estou esperando ajuda, qualquer boa idéia será analisada e discutida.

Toninho"

4 comentários:

Miguel Angelo Filho disse...

PECUÁRIA lEITEIRA?
Desculpe essa área me afeta, melhoria da pecuária leiteira, justamente agora que não estamos vendo funcionar o programa de INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL. Vai aos trancos e barrancos, desde 97 através da Cooperativa Agro Pecuária de Miracema em parceria com a prefeitura municipal de Miracema, inseminei meu rebanho leiteiro, com o funcionário Juarez, de Paraíso do Tobias, no gol do projeto, KNX 1273, viatura esta que ele sempre cuidou como se fosse seu, de 2005 pra cá muita gente desanimou ou como eu desacretidou no projeto, pois além de não ser mais o Juarez, que satisfazia a todos os produtores, o carro vive com defeito. Caso queiram investigar, acho que justamente em 2005 fiz a última inseminação, com o Juarez. Voltando ao assunto melhorias na pecuária leiteira, em nossa região não há melhoria superior à genética(INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL). Eu parei de vez, desde então, melhorando a genética do nosso rebanho, aí sim estaremos tendo apoio, mas como está...soube há poucos dias, que hoje as inseminações são feitas pelo Maurilinho na parte da manhã e pelo próprio Juarez na parte da tarde...mas ainda não entendo o motivo do carro não ficar mais direto com o Juarez como antes, nada contra o Maurilinho, muito pelo contrário, mas não precisava mexer num time que já estava ganhando e de goleada!!!

Anônimo disse...

TAÍ, O BLOG MOSTRANDO P O Q VEIO...
ANGELINE

Anônimo disse...

Boa noite,

Parabéns Toninho Albino, você bateu na tecla certa ao afirmar: "Temos que cobrar melhorias tanto da direção do SEBRAE como dos empresários miracemenses, que estão muito desanimados."

É impressionante como todas as pessoas, inclusive os comerciantes, se encontram acomodadas, sem motivação alguma para se desenvolverem, com as esperanças lá no chão e o pior, com muito pessimismo em relação a tudo de novo ou inovador que lhes é apresentado!!!!

É um cenário tenebroso e um terreno "fértil" para a improdutividade, queda da renda média da população, diminuição da oferta de empregos e trabalhos em nosso município, aumento da violencia e desilusão politica...

Em relação aos incentivos à pecuária leiteira, compartilho da mesma opinião do Miguel Angelo, o projeto de inseminação estava indo muito bem, mas inexplicavelmente se deteriorou, prejudicando principalmente o produtor familiar, que depende da roça para viver e tirar o seu sustento....

Tiro o chapéu para o projeto de rizicultura implementado em Miracema, foi uma decisão muito sabida investir naquilo que nosso município apresenta historicamente grande potencial de produção...

Infelizmente nossa zona rural carece de muito mais empenho de todos, hoje é dificil até mesmo arrumarmos gente disposta ao trabalho e a vida rural, eles preferem as condições sub humanas das favelas, o êxodo rural é uma realidade e menos de 10% da população vive na roça hoje em dia.

Assim fica dificil produzir!

Fica aí o apoio ao representante do SEBRAE em MIracema, Toninho Albino e a torcida pela manutenção desse posto em nosso município.

Além disso, deixo o registro da necessidade de olharmos com outros olhos para o meio rural, é de lá que sai o sustento de todos nós, sem roça não tem comida!!!

Abração a todos!!

Aluisio Puglia.

Anônimo disse...

Muita fácil falar da melhoria da pecuária leiteira, mas nem estrada temos na zona rural; assim fica difícil até mesmo sem as melhorias. Abçs.