A última enquete encerrada perguntou aos leitores onde o próximo prefeito deveria investir mais recursos. O resultado foi disparado: SAÚDE (50%). Isso demonstra que a saúde oferecida aos miracemenses vai de mal a pior. Por causa dessa enquete vamos fazer uma série de postagens sobre o tema SAÚDE. Depois da saúde, a segunda escolha dos internautas foi EDUCAÇÃO (20%), seguida de RECUPERAÇÃO DE RUAS (15%) e MEIO-AMBIENTE (13%), que, para nossa surpresa, ficou em último lugar como prioridade em Miracema.
Uma nova enquete já está no ar, por isso, estamos esperando a sua participação.
7 comentários:
Não sou médico e nem da área de saúde, mas não concordo que a saúde de Miracema seja tão ruim assim. Isso porque em outras cidades é bem pior, em cidades com mais recursos como a cidade do Rio, a saúde é precária e não chega se quer ao pés da nossa.
Mas concordo que faltam recursos para sermos referência.
Mas os investimentos só chegam se tivermos políticos competentes, e que pensem não nos que tem plano UNIMED e sim os que precisam do SUS..
Concordo plenamente com o que o Marcos disse, é claro que quanto mais investimento tivermos em saúde, melhor, mas a saúde em Miracema não está tão ruim assim, só temos dificuldade em marcar as consultas - tem que ficar de madrugada na fila pra conseguir, e tem gente que paga pra outros ficarem no lugar - mas profissionais existem e são muito competentes - é claro que tem algumas pessoas que não querem trabalhar, mas isso tem em todo lugar - o meu voto foi pra meio ambiente, a cobertura vegetal - árvores - realmente está crescendo - exemplo é o Parque Ecológico que era "pelado" e hoje tá coberto de verde - mas o ribeirão... tá horrível, tá um esgoto a céu aberto, e é melhor resolver agora esse problema do que esperar a cidade crescer mais e não ter jeito de mudar.
Fala Marcos,
Admiro seus comentários, mesmo vc não sendo da area da saude sabe expressar de maneira coerente suas opiniões...
Sobre a saúde tenho um ponto de vista um pouco complementar ao que vc ja citou, concordando e discordando de algumas coisinhas...
A saude de um modo geral é muito ruim em todo territorio nacional, incluo aí até os que tem planos de saude suplementar como a unimed, até mesmo nessa cooperativa, a mais famosa e popular do brasil, as coisas andam esquisitas e cada vez mais dificil se conseguir aquilo que é legítimo para todos os brasileiros, direito à saude!!!
A gente achar que a saúde em Miracema não é ruim porque tem lugares que são bem piores é um equívoco, estamos nos baseando por baixo, isso não é legal, temos que visualizar e identificar nossas áreas deficientes e tentar melhora-las, nos espelhando sempre em locais de referencias como o São José do Avahí em Itaperuna por exemplo.....
Trabalho em dois grandes hospitais aqui da metrópole, Antonio Pedro e Souza Aguiar, ambos de nivel terciário ate mesmo quarternário, mas que por deficiencias diversas e complexas, atendem pacientes muitas vezes de outros municípios e gente que nem foi atendida na rede basica que adentram ao sistema pelas emergencias sufocando completamente a qualidade e dedicação necessários para um atendimento digno e de qualidade...
Miracema, assim como muitos outros municípios tem que investir numa medicina moderna de atendimento especializado e de estrutura secundária e/ou terciária no hospital de Miracema e melhorar o atendimento nas unidades basicas através de incentivo maciço no programa de saude da familia, deixando o "PU" para atendimento medico de urgencia legitimo...
Sei que estou sendo muito teórico, na pratica as coisas são bem diferentes, mas devemos ter em mente aquilo que julgamos ser ideal e procurar atingir nossos objetivos...
Concordo com vc que mais recursos financeiros devam ser conseguidos para incremento do atendimento ao nosso povo!!!
A enquete provou que o povo tem uma demanda muito grande na area da saude, o povo quer saude, afinal, precisamos dela para exercermos de maneira perfeita nossa capacidade laborativa.
Espero que tenha sido claro!!!
Abração a todos!!
Aluisio Puglia.
Estou de acordo com o Marcos, procure nos municípios vizinhos se tem algum carro que leva pacientes todos os dias ao RJ e a outros municípios menos distantes como em Miracema. Se distribuem remédios como em Miracema. Realmente existe muito a se fazer, mas tem pacientes que se aproveitam dessa oportunidade para generalizar suas críticas. Não é por aí que vamos conseguir melhorar.
Aluísio, mais uma vez obrigado por me citar em seu comentário. E vc como futuro médico poderia nos explicar como funciona o repasse do SUS, pois fiquei sabendo que é uma miséria.
É até importante porque as vezes reclamamos muito, mas nós que estamos de fora não sabemos dos gastos que o Hospital de Miracema, que as vezes é enorme, e sem falar nos médicos que parece que não recebem o justo.
Estava pensando em postar aqui a minha opinião. Mas, depois da exposição perfeita do Aluísio, que aliás entende do assunto, não tenho o que completar.
Apenas acrescento que SAÚDE É PARA TODOS. Portanto, não devemos achar q temos muito, porque temos um pouco mais que outros municípios. Seria negar o que é garantido constitucionalmente, como norma programática e meta para alcançar.
Fosse uma saúde integral, como reza a constituição, não precisaríamos despender nenhum percentual do salário com planos de saúde complementar, ou suplementar.
Afinal, não era para existir, a não ser em casos especiais. Se há valores cada vez maiores nesse mercado, é porque a saúde público não é suficiente, ou melhor, é ineficiente. Assim, é no país todo e em Miracema não é diferente.
Admiro-me muito das pessoas se sentirem satisfeitas...
Não posso deixar de comentar , se fosse escrever tudo que penso sobre como é tratada a Saúde seria um livro , mas vou apenas deixar uma frase :não dá para nivelar por baixo .Então agora temos que nos contentar com pouco ! é verdade que a saúde pública etá passando por um grande caos em todo o pais , mas daí a se contentar em não ser o pior é besteira !A saúde juntamente com a educação são requeisitos básicos da constituição dos direitos do cidadão gente ! Mas ser requisito básico não significa que temos que estar contentes em ter simplesmente o menos poir ! Essa atitude de acomodação que nos leva a ser e ter o mínimo possível do que nos é garantido por lei , não traz nunca nenhuma melhoria ou infra-instrutura adequada para um funcionamento dígno dos serviços público ! Sempre nos contentando com o insuficiente !Eu pelo contrário não estou nem um pouco SATISFEITA!!!
Obrigada !
Postar um comentário