A notícia nos foi enviada hoje por email, de vários funcionários da Prefeitura de Miracema. Eles reclamam que o prefeito mandou instalar câmeras de vídeo nas repartições que ficam no paço municipal (sede da Prefeitura). Chegam a comparar a situação com o programa da Rede Globo BBB (Big Brother Brasil). Alguns alegam que as câmeras intimidam saídas fortuitas para idas ao banco ou médico.
Por outro lado, as câmeras são a única forma de se implantar um efetivo controle dos funcionários, exatamente para evitar saídas desnecessárias. A administração deve ter razões para assim agir. Será que os funcionários podem instalar uma câmera no Gabinete do Prefeito???
E você leitor, o que acha da instalação de câmeras em repartições pública? A qualidade do serviço vai melhorar (com a diminuição de saídas) ou piorar, com o mal-humor dos funcionários, que estariam insatisfeitos? Dê sua opinião, vamos debater o assunto.
12 comentários:
Acho o ponto digital até uma medida moderna.Já as câmeras sei não.Meio estranho.Me dirigo então a vc Zé souto:Será que caberia os funcionários(aquele que se sentir ofendido é claro) entrar com uma ação por constrangimento por exemplo?Esclarece isso aí juridicamente para nós.
E termino dizendo que é uma falta de respeito uma pessoa que está a 3 anos e pouco na prefeitura querer controlar quem está há mais d 20.
José,
Se o intuito for esse, não acredito que seja uma medida eficaz, ao contrário, invade a privacidade das pessoas até nas necessidades fisiológicas...rs
Porém, a meu ver não pode ter sido esse o intuito da ação. Naturalmente, que foi p dar segurança ao prédio e ao patrimônio público.
O funcionário da Prefeitura que ficar insatisfeito com as câmeras é porque tem algo a esconder. Se é funcionário da Prefeitura, concursado, não faz mais que a obrigação ficar no serviço durante o horário de expediente. Saidas durante o expediente, para tratar de assuntos pessoais, não podem ser toleradas (com exceções), afinal ele ganha para trabalhar, e o dinheiro é do contribuinte. E se ele trabalhar mal porque esta sendo vigiado (ou por qualquer outro motivo) não merece ser servidor público.
Conheço vários órgãos públicos que são rígidos quanto ao controle dos funcionários, tanto quanto ao uso de câmeras quanto no uso de ponto eletrônico (impressão digital). Eu acho que não é errado exercer esse controle sobre o funcionário, embora possa parecer antipático. Afinal, o servidor está aí para isso. Com negociação ele pode dar suas saidinhas fortuitas para ir ao banco ou resolver assuntos particulares. A Prefeitura tem direito de fazê-lo sim.
Só não dá para beneficiar uns e cobrar dos outros.
Qaundo ele assume como servidor público, ele tem o abrigação de cumprir integralmente o seu expediente já que trabalha para a coletividade...se todos dessem suas saidinhas ao seu bel prazer...
Claro que nenhum funcionario gosta de ser vigiado, mas o serviço público não pode ser a casa da mãe-joana onde só impera a malandragem e o jeitinho.
Roger!
Tenho a impressão de que essa ocorrência está supervalorizada...
Temos coisas mais importantes com q nos preocupar.
Tenho a impressão de que essa ocorrência está supervalorizada...
Temos coisas mais importantes com q nos preocupar.
Concordo plenamente com o Kvari, o funcionário público tem que saber qual é a sua função. E na Prefeitura realmente está uma bagunça.Tem setores que só tem um funcionário para determinado serviço e se ele passar mal não tem ninguem para executar a tarefa.E tem ínumeros funcionários que ficam só conversando ou perambulando pelas ruas em vez de trabalhar.E uma coisa eles não podem reclamar eles recebem em dia, tá certo que ganham mal, mas em outras Prefeituras ficam 1,2 ou até mais de 3 meses sem receber, mas em Miracema desde do 1º mandato do Gutemberg não me lembro de nenhum funcionário reclamar de atrasos, só de aumento..risos.
Concordo que existem setores com poucos funcionários; funcionários relapsos, etc. Mas daí a generalizar todos como maus...
O bom funcionário acaba sendo o prejudicado. Abçs.
Será que nenhum funcionario vem aqui se defender=se não??? Se eles tão com a razão, queremos ouvir eles.
Boa tarde,
Primeiramente gostaria de dizer que saídas fortuitas para idas ao médico por exemplo são amparadas pela lei, é direito de todos os trabalhadores, esse não seria o maior problema...
O grande problema dessas cameras é que elas comprovam aquilo que todos nós já sabemos, a grande desorganização que é o serviço público em nosso meio, inclusive em Miracema.
Existem excessões, sim, claro, mas a regra é aquele amontuado de agregado sem compromisso nenhum com a administração pública, que só pensa no seu umbigo e que já se acostumou com os famosos "jeitinhos Brasileiros" para beneficiarem a si proprios!!!!
Se foram implementadas é para tentar corrigir alguma coisa que não anda direito...
Incomoda sermos vigiados, sim, incomoda, mas incomoda e deixa revoltados aqueles que não cumprem com suas obrigações funcionais e morais!!!
Os funcionários publicos que tem verdadeira cumplicidade com o serviço podem ate se incomodar, mas terão seu trabalho e dedicação evidenciados!!
Quanto à pergunta do blog, acredito que a qualidade do serviço tende a melhorar, apesar das serias deficiencias desse tipo de ocupação!!!
Abraçã a todos!!
Aluisio Puglia
Quem é comprometido com o seu serviço, aposto que não tá nem aí para essas coisas, afinal ele não tem o que esconder. O mal funcionário é que deve tá penssando "Agora tô lascado! Vão perceber que eu não sirvo pra nada!".
Gostaria de saber quanto custou a tal espionagem eletrônica.
Postar um comentário