A Prefeitura agiu com rigor contra a comerciante Maria José Ferreira, inclusive através de duas ações judiciais. A primeira para a demolição do toldo que ela tem e fica na rua e a segunda por causa da reforma e construção de uma parede, na parte interna do Mercado. O blog não defende a Maria, como já chegaram a afirmar. Mas defende que a Prefeitura tenha ação igual em relação a todos os comerciantes e cidadãos miracemenses. Não admitimos é o tratamento especial ou diferenciado.
O caso do Mercado Municipal é o típico exemplo. O poder público abandonou aquele imóvel totalmente. Nem a condições mínimas de higiene e limpeza são exigidas ali (veja nas fotos). O banheiro construído pela comerciante Maria realmente restringe o uso de uma dependência pública pela população e pelos demais comerciantes. Isso é verdade. Mas os cidadãos tomam conta só daquilo que está abandonado.
O Mercado Municipal foi totalmente descaracterizado. Por isso, a nova administração que assume a prefeitura em 2009, tem que pensar numa remodelação e reforma completa daquele prédio, que fica no centro da cidade. Lá no mercado estão instalados outros bons comerciantes, que a exemplo da Maria, também geram empregos e renda. Um exemplo desses bons comerciantes é o Belchior Couto, que manteve lá um açougue familiar que já foi do seu pai, Ilson Werneck.
No momento que nos manifestamos contra o que foi feito contra a Maria, não quer dizer que estamos diferenciando ela dos demais comerciantes. Eles são tão bons quanto ela, pois ainda sobrevivem, gerando emprego e fazendo renda em Miracema, uma das cidades mais pobre do país. E é em reunir essa gente boa, que a prefeitura deveria pensar.
Um parceiro que a Prefeitura poderia acionar para reunir os comerciantes do Mercado e criar uma associação, por exemplo, é o SEBRAE. Esse órgão está sendo sub-utilizado em nossa cidade. E é mais que urgente que usemos representantes nossos como o deputado André Corrêa, por exemplo, para obrigar, com apoiamento político, a reinstalação e reativação da unidade do SEBRAE em Miracema.
7 comentários:
Acho muito difícil, aliás, até a Cedae soube q vai p Pádua...
Que triste ver uma foto do mercado municipal neste estado. Já tive a oportunidade de conhecer alguns mercados e mercadinhos mundo a fora, e é super comum, o interior de cada, nos oferecer uma farta opção com bares, lojinhas, galerias de arte, caffés, pizzarias, etc. Já pensou se o nosso mercado pudesse se transformar como estes tantos que vemos na Espanha, sul do Brasil, etc? Eu, como Arquiteto e artista, adoraria vê-lo transformado numa área em que todos pudessem frequentar com famílias, amigos, etc!!!! Assim, acho que até daria mais vontade de ir a Miracema!
Ricardo Tostes
Bem lembrado, Ricardo, me veio à mente os mercado de Florianópolis, ponto de encontro com bares, música ao vivo...
Vixe! Um verdadeiro sonho e fácil de se realizar...
Angeline,
Ia ser legal mesmo. No inverno ia ser aconchegante e muito animado. Pena que tão construindo lá dentro, onde tem até casas de alguel.
Fantástica as palavras do Ricardo. Por que isto não chega na mão do prefeito ou dos candidatos para que esta idéia torne realidade?
Deyse
Deyse,
Nas mãos eu não sei, mas nos olhos do prefeito com certeza chega...
ANGELINE
É mesmo uma pena. O mercado já foi considerado o pior lugar de Miracema. Eu lembro que quando era pequeno e tinham que fazer alguma coisa lá, eu era proibido de ir junto. Depois deu uma revitalizada, com os bares e açougues dando uma melhorada, mas tudo por causa do comerciantes, a prefeitura, nada. Seria muito bom se virasse um mercado como os citados acima, um ponto de encontro dos miracemenses, já pensou naquele pátio interno coberto de telhado transparente e cheio de vida, ao invés da sujeira e do entulho de agora? Mas infelizmente do poder público não virá isso, será mais um patrimônio degradado - já viram a fonte da praça Dona Ermelinda, a cada dia cai mais um pedaço, e já foi o símbolo da prefeitura.
Postar um comentário