quinta-feira, 8 de maio de 2008

HISTÓRIA DE MIRACEMA III: FOTOS CEDIDAS POR DIANA AGRÍCOLA (DIGITALIZADAS)








A cedente das fotos históricas de Miracema, todas inéditas, Diana Agrícola, digitalizou as fotos, melhorando a qualidade para visualização. Por isso, atendendo ao pedido de vários leitores do blog, estamos repetindo algumas fotos.


O blog agradece à Diana o empenho e disposição para colaborar conosco na apuração da história de nossa cidade.

7 comentários:

Anônimo disse...

Que bacana observem na terceira foto:
E a entrada da cidade, na altura do quebra-molas ali do Campo do América. A casa é da Silvia Helena e do Tarcísio freitas hoje. Se observarem bem, verão até a casa da poetisa Glória Maria (Godóia), tb chaminés, pois segundo consta em Logradouros de Miracema, aquela área da Rua Miguel Bruno de Martino tinha olarias...

kvari disse...

Angelina, acredito que esteja enganada pois pelo prédio que aparece no alto a esquerda da foto atras de uma palmeira é o do INSS e pelo ângulo que ele aparece a foto não poderia ter sido tirada com a casa do Tarcísio em foco. Acredito que ela teria sido tirada do morro da pedrada/fazendinha lá perto do vale do cedro e a casa que aparece em primeiro plano é em frente ao lava jato na avenida Eiras e aquele conjunto de casinhas coladas logo após é a Vila Eiras. Isso dá uma idéia de quando a foto foi tirada pois ainda não havia trem em Miracema, pois a avenida eiras é onde antigamente era a linha férrea. A chaminé do centro da foto é da Torrefação de Café.
Tem umas fotos atuais quase dos mesmos pontos. Acho que foi o Alcenio que tirou. O José poderia pedir a ele pra publicar. Fica a dica.

kvari disse...

Na segunda foto, hoje eu vi uma indicação da data que foi tirada. Atuamente a casa após a casa da dona Graça - o "castelinho" da foto - não é mais assim, e tem uma data nela - 1925 - geralmente essa data é a da construção. Se a casa foi demolida e construída outra - ou reformada - em 1925, essa foto foi tirada, por volta de uns 2 anos antes disso. A casa hoje é da Guacira e do Carlinhos - seu amigo Angel (ambos muito gente boa) quem sabe ele dá uma dica?

kvari disse...

Na quarta foto só agora percebi, 3 casa no canto inferior direito da foto. De baixo pra cima: a casa da senhora que escreveu a letra do hino de Miracema - não sei o nome dela -, depois a casa da família Tostes, e depois a casa que caiu depois da enchente à beira do ribeirão - em frente a APAE, na Rua Barroso de Carvalho.

Anônimo disse...

Excelentes as fotos...

Só ficou faltando a legenda, seria interessante pois poderíamos comparar com as atuais construções!!!

Uma relíquia de nossa terra!!!

Abração!

Aluisio Puglia.

Postador disse...

Aluisio,
Nós não temos a localização, por isso está sem legendas.
Aliás, um dos motivos da postagem, como está lá, é identificar as localizações.
Valeu por comentar e sugerir.
abs
José

Anônimo disse...

Referente a segunda foto, segui as recomendações do Kvari, perguntei ao Carlinhos Moreira q me respondeu:

"Baseado na foto ela foi reconstruida pois o telhado não é o mesmo, assim sendo a foto é de antes de 1925..."