sábado, 19 de janeiro de 2008

PODEM VOLTAR OS BRINDES E CAMISAS NA CAMPANHA ELEITORAL


As eleições miracemenses já foram marcadas pela farta distribuição de brindes. Um ex-candidato ao cargo de prefeito chegou a sortear geladeiras em seus comícios. E a pesquisa eleitoral mais comentada na cidade é o último comício da campanha: o de maior público é favorito nas urnas. Mas com o fim dos brindes e camisas, acabando com os showmícios, os comícios foram minguando ano após ano.



Mas um deputado federal do Paraná, Alex Canziani, quer mudar esse quadro. O Projeto de Lei 907/07, em apreciação pela Câmara dos Deputados, libera a distribuição de brindes nas eleições e permite a inclusão dos gastos com camisetas, bonés, chaveiros e outras peças publicitárias na lista de despesas sujeitas a registro.



O projeto altera a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), modificada há dois anos pela Lei 11.300/06, que excluiu esses brindes da lista de gastos eleitorais.



De acordo com o parlamentar, a proibição dos brindes e dos showmícios reduzir as desigualdades e os abusos de poder econômico nas campanhas eleitorais, mas houve, em sua opinião, "um pouco de exagero".



"A expressão da vontade popular, que escolhe o seu candidato e tem vontade de demonstrá-lo publicamente, deve ser respeitada", argumenta, ressaltando que bonés e camisetas são de extrema utilidade para as populações pobres do interior do País. (do site da CNM).

Nenhum comentário: