sábado, 1 de setembro de 2007

ELEIÇÕES 2008

Em 2008 os miracemenses vão voltar às urnas para escolher o novo prefeito, o novo vice-prefeito e os novos vereadores. O último pleito, em 2006, registrou a existência de 21070 eleitores. Desse total, apenas 75,40% comparaceram para escolher o novo presidente da República. Ou seja, votaram em 2006, apenas 15.887 eleitores apresentaram-se às urnas.


Em 2004, última eleição para prefeito e vereadores, compareceram mais eleitores para a escolha de seus candidatos. Do total de 20.957 eleitores em condição de votar, compareceram 17.234, número correspondente a 82,235% dos inscritos.


O certo é que as eleições municipais provocam o interesse de um número maior de eleitores, já que o prefeito e o vereador estão mais próximos e despertam, por isso, maior interesse nos que possuem título eleitoral e estão aptos a escolherem seus mandatários.


O Partido Verde dominou as últimas 3 eleições municipais em Miracema, com a eleição, para dois mandatos, o médico Gutemberg Medeiros Damasceno e para o mandato atual de prefeito o empresário Carlos Roberto Medeiros. O partido também conquistou a maioria das vagas no legislativo.


A era PV sucedeu uma longa era do PMDB, que elegeu, seguidamente Ivany Samel (1983/1988), Jairo Tostes (1989/1992) e Ivany Samel (1993/1996). Foram 14 anos de domínio do PMDB e agora já são 11 anos de domínio do PV, mas em 2008, serão 12 anos de administração verde.


O atual prefeito Carlos Roberto Medeiros pode recandidatar-se ao cargo que ocupa ou apoiar outro candidato de seu partido ou de algum partido de sua base aliada.


Nos últimos pleitos ocorreu uma polarização de apenas duas candidaturas, uma situacionista e outra oposicionista. Não havia uma terceira opção.


O pleito de 2008 desenha a presença de uma terceira via, indicada por partido que não seja o PMDB e o PV. Muito provavelmente esse candidato dividirá eleitores do PMDB e do PV, possivelmente marcando uma nova e mais emocionante disputa.


Os próximos dias serão marcantes para o futuro de Miracema, pois os partidos terão que definir quem é quem nos blocos partidários. Vamos ficar de olho!

2 comentários:

Anônimo disse...

miracema tem condição de se propor um grande empresário para trazer uma universidade para miracema e alías anos miracema vem sofrendo este caos de vergonhosa de alguns politicos que só pensam a roubar do menor favorecideo....
isto é um absurdo
q conteste está tese
e me manda a resposta.....

Anônimo disse...

e realmente isto q está acontecendo alías tem muita gente sendo vigiada pelas pessoas do mesmo partido desta laia de corrupitos e transgresores de vidas alheias
responde