domingo, 2 de setembro de 2007

DOIS ESTADOS FAZ 22 ANOS E NÓS COMEMORAMOS

O jornal miracemense Dois Estados, comemora 22 anos do lançamento da primeira edição. Leia abaixo um texto do próprio jornal, assinalando a data. Na foto, o editor Avelino Ferreira (foto retirada do site Observatório da Imprensa, que deu cobertura à prisão do jornalista). Nós, do Blog Miracema, enviamos nossos efusivos abraços:


"Fazer jornal independente, comprometido com a verdade, sem negociar a liberdade de expressão, é tarefa quase impossível. Ainda mais numa região com o pensamento tão atrasado, arraigado a preconceitos e dogmas. Mas somos teimosos e o Dois Estados acabou de completar 22 anos de existência, aliás, resistência. Sim, resistência, porque a nossa proposta nunca foi bem aceita pelos poderosos e pagamos, desde o início, um preço muito alto por mantermo-nos independentes.


O que acumulamos nesse longo período? Processos, dívidas indenizatórias, contas a pagar ao Tribunal de Justiça, prejuízos vários e, o que foi um marco na história da imprensa brasileira: a prisão do nosso editor, Avelino Ferreira, em setembro de 2003. Motivo: Crime de Opinião. Único jornalista a ser colocado atrás das grades neste país dirigido por um operário e que é, pretensamente, democrático, por crime de opinião.



Um absurdo tamanho que ganhou o repúdio da ONU Organização das Nações Unidas – ONU - da Organização dos Estados Americanos – OEA - do Repórteres Sem Fronteiras (entidade internacional de defesa dos direitos dos jornalistas) e de instituições que primam pelo Estado de Direito.



Mas acumulamos também credibilidade. Fizemos história. Não apenas para registro de pesquisadores futuros, mas também e principalmente no sentido de que não houve e dificilmente haverá um jornal que resiste a ameaças, perseguições, processos e continue circulando, mesmo sem patrocínios, sem apoio dos poderes públicos. Pobres e podres poderes, cujos mandatários, em sua maioria, foram e vão para o lixo da história.



Sem sermos ufanistas nem narcisistas, temos orgulho, no entanto,de registrarmos os nomes desses paladinos da resistência, chamados pelos amigos de "os quatro mosqueteiros": Nelson Barros, Laelson Barros, Maurício Monteiro e Avelino Ferreira. Foram 22 anos de muita luta, de muitas derrotas. Mas temos pena dos que sentem-se vencedores. Não sabemos até quando continuaremos, mas enquanto existirmos, os leitores poderão contar com um jornal que não negocia nem negociará nunca com a dignidade." (www.doisestados.com.br)

Um comentário:

Avelino Ferreira disse...

José Souto,
Eu li a matéria sobre o Dois Estados no seu Blog e fiquei satisfeito ao tratamento que deu a ela. Como editor do jornal, agradeço o carinho e atenção. Depois, li o resto e constatei que à Miracema faltava um alternativo como o seu. É muito bem feito e o que é dito, sempre com uma visão crítica, é no interesse da população. O que poderia dizer mais? Você está de parabéns e deve pedir aos órgãos de comunicação que divulguem o Blog, para que, cada vez mais, um número maior leia as notícias e suas críticas, pautadas sempre, repito, no interese da comunidade, sejam lidas e apreciadas. De novo, parabéns! Avelino Ferreira