sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

USINA SANTA ROSA 9

Vinhoto chegando no leito do Ribeirão Santo Antônio e contaminando suas águas

Vista da USINA SANTA ROSA - abandono




VINHOTO E SEUS MALES PARA A NATUREZA:



Nas regiões canavieiras um problema gravíssimo é o da contaminação pelo vinhoto. Cada litro de álcool produzido dá origem a dez ou mais litros de vinhoto. No ano passado a produção pode ter chegado a 140 bilhões de litros. Parte desse subproduto é, acertadamente, reaproveitada como fertilizante nas lavouras da cana-de-açúcar. Todavia, se aplicado em excesso, pode provocar: a salinização dos solos, devido aos elevados teores de sódio e potássio; a contaminação dos recursos hídricos, provocando a morte de peixes e de outros animais silvestres; e o desequilíbrio da microbiota do solo (Shirota e Rocha, 1998).

3 comentários:

joselscarvalho disse...

Se não tem mais Usina Santa Rosa, como o vinhoto está contamindo nosso Ribeirão Santo Antonio? A Usina parada a mais de 20 anos então quer dizer. Tem mais de 20 anos que não é jogado VINHOTO nop ribeirão.

joselscarvalho disse...

Acho que em vez de denunciar a nossa cidade acho melhor, todos que dizem ser amantes de MIRACEMA, fazer alguma coisa por ela, e não somente CRITICAR. Vamos ajudar, reivindicar e o mais importante agir realmete de acordo com o nosso CORAÇÃO MIRASEMENSE. Chega de criticas. Vamos pegar e fazer, isso é o mais importante. Se todos que dizem AMIGOS DO RIBEIRÃO SANTO ANTONIO FIZESSEM UM MULTIRÃO, CALARIA A BOCA DE MUITA E GENTE INCLUSIVE POLITICOS APROVEITADORES NESSA HORA.
Vamos ajudar nossos governates em vez de critica-los

Anônimo disse...

Prezado José Luiz,

Vc já experimentou enviar e-mail ao prefeito de Miracema? Eu já. Enviei um email em junho de 2006, somente um ano após, com mais assinaturas, um secretário do governo respondeu, ou melhor, tentou responder de forma incoerente.

Creio que a denúncia é um veículo de ajuda. Se falamos é porque acreditamos em melhoria. Mas, é preciso que o poder público abra os ouvidos, criando canais de manifestação, site, ouvidoria etc.

Além disso, é preciso que ouça, pois temos o direito de resposta, que no meu caso não ocorreu.

Abraços

Angeline