Vereador Genessi e Moisés, estão entre os primeiros a aderirem à campanha de Clovinho em 2016 e permanecem aliados até o momento.
O blog passará a fazer uma análise dos nomes que compõem cada campanha à eleição 2020 em Miracema, considerando, a princípio, as 3 candidaturas: Clovinho Tostes, candidato à reeleição, Alessandra Freire e do Coronel Fabrício. Isso supondo que não existem outras candidaturas apresentadas à população, fato que pode mudar no decorrer dos próximos meses, como adiantou o blog.
A primeira é a base política do prefeito Clóvis e quem é ele na eleição. O atual prefeito de Miracema é de tradicional família da política miracemense do passado. O último Tostes a ocupar a prefeitura foi Jairo Tostes, que deixou a gestão em 1992, quando elegeu o sucessor do PMDB, Ivany Samel.
Clóvis apresentou-se para concorrer ao pleito como o novo, um outsider da política, empresário de sucesso, veterinário e empregador no município. Para ser eleito investiu, de seus próprios recursos, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, R$ 100.460,33, o que representa 87,49% de todos os gastos permitidos. Sua candidatura foi pelo PP em 2016, mas esse ano concorrerá pelo Solidariedade, mesmo partido do deputado Áureo e do vereador Maurício Vô.
O atual prefeito tem em seu Secretário de Cultura, o ex-vereador e empresário Eduardo Lúcio Tostes Botelho, o "Dadade" um dos homens fortes da campanha. Dadade cuida do marketing, das pesquisas e toca boa parte da militância, ele é primo do prefeito e um dos idealizadores da entrada de Clovinho na eleição.
Integram o grupo do prefeito parte dos apoiadores de Gutemberg Damasceno, como o próprio Gilson, atual vice-prefeito e ex-PV. Além do Secretário de Planejamento, Pablo Calor, que cuida das redes sociais do chefe no executivo. Pablo é egresso do PV e genro do falecido vereador Manoel Gordo.
O secretariado de Clóvis tem poucos políticos, sendo composto, em sua maioria por servidores da prefeitura, como Marcio Menezes, secretário de Fazenda, Gleyce Feijó, da saúde e José Alfredo Mercante, da Secretaria de Obras. Mas trouxe revelações para a política, como o ex-secretário de Meio Ambiente, Sérgio Souza, que deixou a secretaria para disputar o pleito de vereador.
Esse grupo agora deverá conviver com o grupo do ex-prefeito Ivany Samel, numa aliança recém costurada, com a nomeação de Ivanildo Samel para uma secretaria municipal e a nomeação do próprio ex-prefeito para a assessoria do prefeito Clovinho.
Clovinho deverá apresentar em suas coligações proporcionais (vereadores) de 6 a 7 nominatas, segundo um informante do grupo. Essas nominatas de pré-candidatos foram elaboradas com o apoio de um dos fieis escudeiros de Clovinho, o servidor do Legislativo miracemense e dirigente partidário Moisés Mattos, que está com o prefeito antes de sua candidatura em 2016. As nominatas do prefeito devem contar com a quase totalidade dos vereadores miracemenses, com a exceção da vereadora Alessandra, pré-candidata à prefeitura.
A população julgará o mandato do prefeito e suas ações, onde se destacam a manutenção dos pagamentos das folhas de pessoal "em dia", reinauguração da fonte da Praça Dona Ermelinda, reforma de escolas municipais, reforma de unidades de saúde, manutenção do funcionamento do Hospital de Miracema e pagamento de débitos deixados pelos ex-gestores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário