sábado, 11 de abril de 2020

O QUE FAZ A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE UM MUNICÍPIO?


Em tempos de pandemia de COVID-19 entra em cena um fiscal muito importante, o fiscal de vigilância sanitária. O que esse fiscal faz é imprescindível para a saúde da população. Até porque nada adianta isolamento social, quarentena, se os alimentos que nos chegam, como pães, carnes, leite e seus derivados, são produzidos sem a devida higiene necessária.

O próprio serviço de delivery deve ser fiscalizado pelo fiscal sanitário. Inclusive o recente decreto do governo do estado do Rio de Janeiro previa a fiscalização sanitária em todos os bares, restaurantes e estabelecimentos que fossem abertos. Na ocasião comentei que quase nenhum município fluminense tinha pessoal em seus quadros e capacitado para isso.

A fiscalização sanitária, apesar de importante, é negligenciada pelas cidades, especialmente as pequenas, onde "todo mundo conhece todo mundo", mas é imprescindível a qualquer época.

A proposta do blog é ajudar Miracema nesse momento difícil, não é criticar o gestor ou questionar as autoridades, mas mostrar que pode ser bem feito para a segurança da população. Nos próximos dias vamos falar desse tema, vamos abordar temas como renda mínima, educação para jovens em tempo de isolamento e fechamento de escolas, saúde, orientação para o combate à doença e muito mais.

Nenhum comentário: