quarta-feira, 22 de abril de 2020

ENTREVISTA: CHARLES MAGALHÃES - SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A entrevista de hoje é com o professor e atual Secretário Municipal de Educação de Miracema, Charles Magalhães, servidor público do município e do Estado:

Como está sendo cumprido o calendário letivo das escolas municipais? Estão ocorrendo aulas e atividades virtuais?

Demos início a um novo desafio. A SME, assim como todas as demais instituições de ensino, está buscando soluções para não prejudicar ainda mais a vida de nossos alunos, professores e colaboradores por conta da Pandemia do Covid 19. De forma temporária estamos utilizando as tecnologias de comunicação e informação – TIC, para dar prosseguimento as atividades escolares, transformando parte das aulas presenciais em aulas virtuais.

O SITE da PMM está sendo utilizado nesse período como suporte às aulas virtuais. Basta acessar o site www.miracema.rj.gov.br/ead . Todos os professores estão sendo incentivados a ir muito além, para manter contato com o aluno. O Professor está tendo autonomia para diariamente interagir por um grupo de WhatsApp com seus alunos e responsáveis. Disponibilizamos semanalmente um roteiro e atividades, priorizamos a indicação da sequência do livro didático, estamos desenvolvendo atividades e trabalhos programados, adaptados à nova realidade. Além disso, estamos disponibilizando o acesso a materiais extras diariamente pelo professor para auxiliar nesse processo e oportunizando a impressão das atividades na própria escola, no caso da Zona Rural, estamos entregando impresso.

O processo novo para todos e está sendo construído em regime de colaboração, publicamos dois Decretos, o Decreto nº 025/2020, que antecipa o recesso de julho e o Decreto 26/2020 com orientações às Instituições integrantes do Sistema Municipal de Ensino sobre o desenvolvimento das atividades escolares não presenciais, em caráter de excepcionalidade e temporalidade, enquanto permanecerem as medidas de isolamento previstas pelas autoridades estaduais na prevenção e combate ao Coronavírus – COVID-19.

A merenda escolar, está sendo feito algum projeto para entrega de alimentos para os alunos da rede municipal?

O Município tem ofertado kits alimentares a alguns alunos da rede pública. Iniciamos a oferta de alimentos perecíveis já adquiridos e que estavam em estoques (na central de armazenamentos e nas escolas). Primeiro as diretoras das creches em horário integral localizadas na parte periférica da cidade, priorizaram àqueles com comprovada situação de alta vulnerabilidade. Posteriormente, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (nutricionista e assistente social) apontaram novos blocos familiares – o que também estão sendo atendidos. 

Estamos em constante articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social, buscando atender o maior número possível de crianças e adolescentes, priorizando os em situação de alta vulnerabilidade.

Nenhum comentário: