terça-feira, 25 de maio de 2010

ÔNIBUS COM PLANETÁRIO MÓVEL VIRÁ A MIRACEMA NO FINAL DE JUNHO


Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Miracema, além da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de vereadores e do Colégio Estadual Deodato Linhares, estará em Miracema nos próximos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, o caminhão do " Ciência Móvel" da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Será a primeira vez que ele vem à região, graças ao trabalho especial também da professora Sandra Azevedo. O Ciência Móvel pode atender cerca de 350 alunos por hora e dispõe, entre outras atrações, de um planetário Inflável.

O caminhão já rodou 30 mil quilômetros, esteve em 40 dos 92 municípios fluminenses e foi visitado por 270 mil pessoas nos seus três primeiros anos de atividades. Segundo a professora Sandra Azevedo, o Ciência Móvel leva vida e saúde para todos, divulgando a ciência nas cidades através de exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos, contadores de histórias, palestras e mini-cursos. Estimular o interesse e os questionamentos sobre o mundo da ciência e da tecnologia é o objetivo do Ciência Móvel, museu itinerante que é fruto de uma parceria entre o Museu da Vida da Fiocruz e a Fundação Centro de Educação Científica do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

Agendadas de acordo com a demanda e a capacidade dos municípios, as visitas do Ciência Móvel envolvem a dedicação de mais de 20 profissionais, dos mediadores aos motoristas.

- Frequentemente, chamamos para mediar as exposições ex-alunos do curso de formação de monitores em museus e centros de ciência, outra atividade desenvolvida pelo Museu da Vida. Assim, eles têm a oportunidade de viajar, praticar o que aprenderam no curso e interagir com o público. Como eles são muito descontraídos, os visitantes ficam à vontade para fazer perguntas - conta o coordenador de conteúdo do Ciência Móvel, Miguel de Oliveira.

Além das atividades do museu itinerante, o projeto oferece oficinas para professores dos municípios visitados. Segundo a responsável pela equipe de mediação do Ciência Móvel, Isabel Lourenço Gomes, uma dessas oficinas ensina aos professores como montar um clube de ciências nas escolas, com experimentos de baixo custo.(RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA - LEIA MAIS AQUI)

Nenhum comentário: