
O caminhão já rodou 30 mil quilômetros, esteve em 40 dos 92 municípios fluminenses e foi visitado por 270 mil pessoas nos seus três primeiros anos de atividades. Segundo a professora Sandra Azevedo, o Ciência Móvel leva vida e saúde para todos, divulgando a ciência nas cidades através de exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos, contadores de histórias, palestras e mini-cursos. Estimular o interesse e os questionamentos sobre o mundo da ciência e da tecnologia é o objetivo do Ciência Móvel, museu itinerante que é fruto de uma parceria entre o Museu da Vida da Fiocruz e a Fundação Centro de Educação Científica do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).
Agendadas de acordo com a demanda e a capacidade dos municípios, as visitas do Ciência Móvel envolvem a dedicação de mais de 20 profissionais, dos mediadores aos motoristas.
- Frequentemente, chamamos para mediar as exposições ex-alunos do curso de formação de monitores em museus e centros de ciência, outra atividade desenvolvida pelo Museu da Vida. Assim, eles têm a oportunidade de viajar, praticar o que aprenderam no curso e interagir com o público. Como eles são muito descontraídos, os visitantes ficam à vontade para fazer perguntas - conta o coordenador de conteúdo do Ciência Móvel, Miguel de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário