terça-feira, 18 de maio de 2010

HOJE É O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes serve para nós, pais, refletirmos se temos dado, efetivamente, nossa contribuição à educação de nossos filhos com a vigilância diária e constante da vida deles. Isso é fundamental falar porque muitos pais, que, efetivamente trabalham, para o bem da família, muitas vezes chegam em casa cansados e nada fazem para vigiar e manter constante cuidado com o que o filho faz ou deixa de fazer em casa e fora de casa.

Cuidado, principalmente, com as pessoas que você tem como de "extrema confiança" e que lidam com seus filhos. Até essas pessoas precisam ser observadas, porque a pedofilia se propaga exatamente porque o indivíduo (criminoso) não se sente ameaçado. Ele sabe que toda a família confia nele. Veja o caso dos padres: quem desconfiaria de um padre com mais de 80 anos de idade? Ninguém. Até porque, no nosso imaginário, ele é o "bom velhinho". Não é?

E aquele empregado/amigo da família, que criou o pai e agora ajuda a criar o filho, os netos. Esse é a mesma coisa. Temos que vigiar.

E na escola. Os diretores, administradores e outros dirigentes, não podem saber ou tomar conhecimento de tudo que acontece entre todos os professores e todos os alunos. Muitos professores usam dessa relação de confiança para abusar sexualmente de crianças. Já li relatos absurdos nesse sentido. Portanto, o melhor remédio é a observação e vigilância diária e constante. Vá na escola, procure conhecer aquele professor que é "mais amigo" do seu filho. Questione seu filho.

Na internet. Aí a vigilância tem que ser maior ainda. Existem programas que instalados no computador, me fala o Fabiano Siqueira, especialista no assunto, em que as páginas acessadas são fotografadas e guardadas na memória, para verificação futura. Seu filho nem ficará sabendo sobre sua vigilância. Cuidados com a instalação de camêras. Elas facilitam o contato do pedófilo ou abusador. Oriente seu filho sobre o uso das câmeras. Converse com ele sobre esse tipo de abordagem.

Hoje em dia, infelizmente, todos são suspeitos, até que se prove em contrário. Infelizmente mesmo. Reflita sobre o tema. Não espere que ele invada a sua casa. Mais informações assista esse vídeo aqui.

3 comentários:

Sinval disse...

Alô, alô autoridades municipais!
Alô, alô Polícia Militar!
Alô, alô Ministério Público!
O Parque Ecológico de Miracema, vulgo Mirante, não oferece segurança aos usuários e visitantes, e está virando point de toxicômanos; uso de seus sanitários como motel e de EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES.
Por favor Sr. José Souto, publique este comentário!

Sinval disse...

Hoje també, comemora-se o "Dia do Defensor Público".

Sinval disse...

Muito obrigado pela postagem, Sr. José Souto!