domingo, 16 de maio de 2010

EXCLUSIVO: ADVOGADO VINÍCIUS CORDEIRO FALA DE ELEIÇÕES, DILMA E PT DO B


Na nova série de entrevistas do blog Miracema, ouvimos o advogado especializado em direito eleitoral e presidente regional do PT do B, no Estado do Rio de Janeiro. Vinícius é torcedor do América e vem participando do processo eleitoral dos últimos anos no Rio. O PT do B, na última eleição, elegeu um deputado federal que compõe a bancada fluminense na Câmara do Deputados.


1) A eleição vai ser a eleição em que o TSE foi desafiado e abaixou a cabeça ou o TSE vai fazer valer a lei?

O TSE tem de respeitar a lei, de fato. Inicialmente, o principio da proporcionalidade é o que vale. Embora Dilma e o PT desrespeitaram a lei fazendo campanha irregular, o TSE nao tinha como aplicar a pena mais alta. Mas, com a conduta irregular sendo reiterada, as coisas podem mudar.

2) O que vale mais agora: tempo de TV, o carisma de Lula ou a experiência eleitoral de Serra?

Não importa o que vale agora. O que importa, é que em relação ao tempo de tv, a ida do PSC, PTB e talvez do PP equilibre as forças em relação ao tempo de TV. Já o carisma de Lula e os indices de aprovação do seu governo podem desequilibrar o jogo em favor da candidata petista. Mas a experiencia de Serra fará com que essa seja uma eleição, até o momento, imprognosticavel. Lembro que a presidente Michelle Bachelet, com indices de aprovação maiores do que os de Lula, não fez seu sucessor.

3) Aécio faz diferença ou não neutraliza Lula?

Faz. É popular, e resolve um dos grandes problemas do PSDB nas ultimas 2 eleições: perder em Minas, e perder bem.

4) No Rio: Cabral já fechou a fatura ou Garotinho pode desequilibrar, provocar um segundo turno e disputar o governo?

Nao sei. Mas hoje o favoritismo de Cabral é inegavel. Tem mais tempo de tv, popularidade, máquina financeira e politica (a maioria dos prefeitos); mas não só Garotinho pode surpreender - Gabeira tambem poderá fazer o mesmo, após o inicio do programa de tv.. (ele tem PSDB, DEM, PPS e PV - um bom tempo de tv)

5) Gabeira queimou o filme junto ao seu eleitoral ao coligar com Cesar Maia? Ele tem chance de disputar o governo?

Nao é assim. Na prática o eleitorado de Gabeira (classe media, zona sul carioca, universitarios, inteligentsia) era o mesmo de Cesar em outras eleições. Note-se que o PV apoiou Cesar Maia em outros pleitos. Em 2006, o DEM apoiou Denise Frossard, assim como o PV que lançou Sirkis para o senado. Em 2008, o DEM votou fechado em Gabeira no segundo turno. Já estavam juntos há algum tempo. Aliança natural, embora alguns tivessem resistência, como a ver. Andrea Gouveia Vieira, do PSDB e o próprio Alfredo Sirkis.

6) Vender vaga para disputar cadeira de deputado é correto, como acusam o PRP? Ou na política vale tudo?

Nao sei eles "vendem" vagas, mas os partidos politicos sem fundo partidario e sem estrutura de poder tem dificuldades. Mas condeno a pratica, sem duvida.

7) Manhã na igreja católica e noite no candomblé. O povo presta atenção nisso?

A maioria não. Mas uma boa parcela evangélica esta atenta a isso. A Dilma tem perdido muito apoio nos catolicos conservadores, e evangélicos pentecostais. A historia do PNDH-3 contribuiu muito para isso. A defesa que Dilma fez do aborto, também.

Nenhum comentário: