domingo, 16 de maio de 2010

A CRISE E O BRASIL


Não sei porque, dias antes da eclosão da crise generalizada na Europa (tudo começou na Grécia?) eu li uma matéria que falava das várias entrevistas do economista e deputado federal Ciro Gomes. Nela ele falava numa crise que abalaria as economias do mundo na próxima gestão presidencial. Isso ficou martelando na minha cabeça e logo depois li artigo do Maílson da Nóbrega que falava de coisa parecida. O José Serra também falou numa possível crise. Aí veio o episódio da Grécia, depois Espanha, depois Itália e depois...já se fala no Brasil.

O também economista Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, falou essa semana em seu ex-blog, citando Mario Cimoli (CEPAL), que se a crise atingir, realmente, como parece ter atingido, a Espanha, os países da América do Sul seriam atingidos por tabela.

Acresce-se, a isso tudo, que o Banco Central está aumentando juros, mas quietinho, não fala nada. Isso tá me parecendo a uma grave crise se abatendo sobre o Brasil para logo depois das eleições. Não sou economista, mas costumo prestar atenção aos pequenos fatos passados, muitas vezes, nas entrelinhas dos jornais. Sem desconfiar, mas acho que já vi esse filme e o Brasil vai sofrer muitas restrições pós-pleito de 2010.

É só preparar. E que fique aqui registrado, para depois não falarem que eu não falei (escrevi). Bom voto e bons sonhos pra você!!!

Nenhum comentário: