terça-feira, 25 de maio de 2010

CRECHES IMPLANTADAS POR IVANY CONTRIBUÍRAM PARA REDUZIR MORTALIDADE INFANTIL

A taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu 61,7% entre 1990 e 2010 - de 52,04 mortes por mil nascimentos em 1990 para 19,88/mil em 2010 -, de acordo com um estudo publicado na última edição da revista médica The Lancet.

O Brasil subiu nove posições no ranking internacional de mortalidade infantil nas últimas duas décadas e estaria a caminho de cumprir uma das metas do Milênio da ONU: diminuir a mortalidade infantil em dois terços até 2015.

A mortalidade infantil caiu no Brasil a uma taxa anual de 4,8% de 1970 a 2010. A ONU estima que seria necessário um índice de redução anual médio de 4,4% entre 1990 e 2015 para o cumprimento da meta, mas a média anual de redução registrada na análise de 187 países foi de 2,1%. Apesar do esforço, o Brasil está em 90º lugar no ranking, com número bem mais alto de mortes na faixa etária de 0 a 5 anos do que o encontrado nos países desenvolvidos.

O pioneirismo das creches implantas em Miracema nos anos 80, pelo então prefeito Ivany Samel, certamente contribuíram para que em Miracema os índices agora conquistados pelo Brasil já tivessem reduzidos há algum tempo.

Um comentário:

Rose Maria Pereira disse...

essa história das creches já rendeu muito, porque a mesma elite que governou a cidade nos ultimos anos quando era oposição ao ivany no outro mandato tambem era contra as creches, diziam que o ivany sustentava as crianças e as maes ficavam a toa, sem trabalhar, o que nao era verdade ja que naquela epoca para colocar a criança na creche era exigido uma prova de que a mae estava trabalhando. depois veio direito das crianças, veio dinheiro de fora, ate dos outros paises. agora e facil falar em creche, mas quando o ivany construiu as primeiras, ninguem se preocupava com as crianças pobres.
foi a maior obra que ivany já deixou pra miracema, nos tres mandatos dele.

Rose