domingo, 23 de maio de 2010

ALUNO DE MIRACEMA FICOU ENTRE OS CINCO FINALISTAS DA OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA

A cúpula do Planetário da Gávea, hoje à tarde, não estava lotada, mas as 150 pessoas que ocupavam as cadeiras quase inclinadas valiam por uma multidão. Minutos antes de começar a prova oral - a final das Olimpíadas de Astronomia - a plateia, formada por amigos de turma, professores e pais, esperava ansiosa, e emocionada, pela final da competição. Cinco alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro disputavam o primeiro lugar das Olimpíadas: Alan Almeida dos Santos, do C.E. Maria Marina Pinto Silva (Trajano de Moraes); Ana Luiza Santos Martins, do C.E. Guadalajara; Giuliano de Sant´Ana Carbutt, do C.E. Deodato Linhares (Miracema); Renan Pinto Ferreira, do C.E. Januário de Toledo Pizza (São Sebastião do Alto); e Vinícius Cadete Bernardes, do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (Duque de Caxias). Mas o dia era das mulheres e Ana Luiza foi a grande vencedora.

Após passar pela primeira etapa do dia - uma prova escrita disputada pelos 40 competidores – Ana Luiza ficou entre os cinco finalistas. No início da tarde, com a presença do Cônsul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Dennis Hearne, do presidente da Fundação Planetário, Celso Cunha, da editora executiva do jornal O Dia, Cláudia Cecília, e da subsecretária de Comunicação e Projetos da Secretaria de Estado de Educação, Delânia Cavalcante, os finalistas participaram de uma prova oral na cúpula do Planetário, acompanhada por todos os alunos que participaram da competição, professores e convidados.

A final foi bem disputada. Nos últimos minutos, Ana e Alan não erravam nenhuma reposta. E todas eram aleatórias e dos mais variados temas, de constelações a planetas e meteoros. Mas o dia era dela e, na última rodada de perguntas, Alan errou e Ana Luiza acertou a reposta. Os amigos vibraram! A aluna de 22 anos ganhou uma viagem, com acompanhante, para os Estados Unidos para conhecer o Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, e o Museu Aeroespacial, em Washington. (RETIRADO DO SITE DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Nenhum comentário: