domingo, 18 de abril de 2010

PAUTA PARA CANDIDATOS A DEPUTADO III

Nessa terceira postagem com o título acima, trago uma pesquisa feita no site do IBGE, com o gráfico informativo da população miracemense nos últimos 17 anos. De acordo com o órgão, Miracema vem sofrendo, desde o ano de 2000, uma perda de população. Essa evolução histórica é a mesma dos demais municípios do Noroeste, mas em Miracema as perdas são superiores aos seus vizinhos da região.

Os números indicam o seguinte: 1991/1996 perda acentuada. Crescimento entre 1996/2000 e perda moderada entre 2000/2007.

Essa perda populacional (Miracema hoje tem 26.824 habitantes), é fruto exatamente desse empobrecimento e enfraquecimento da economia. Se a reversão não ocorrer num curto período, corremos o risco de realmente desaparecer.

Note-se que os jovens, há 20 anos, saíam porque aqui não havia nenhuma universidade em funcionamento. Hoje, diariamente, cerca de 200 jovens deixam a cidade, depois das 17 horas, retornando às 23 horas, em busca de estudos nas cidades de Pádua e Itaperuna. Porém, formados, esses profissionais ficam desempregados ou exercem atividades consideradas sub-empregos. Uma triste realidade.

Pior é que os primeiros a deixarem a cidade, num passado próximo, eram aqueles de famílias com melhor poder aquisitivo, hoje a triste realidade atinge famílias de classe baixa, que bancam com parcos recursos os estudos desses jovens nas cidades vizinhas. Ou seja, quando esses jovem concluem os cursos, exatamente na época que deveriam gerar renda para suas famílias, acontece o inverso, eles continuam "dando despesa" e nada podem produzir.

É cobrar dos pedidores de votos.

Nenhum comentário: