O blog Miracema continuará a fazer a cobertura desses dias difíceis vividos pelos miracemenses, que vivem a expectativa da chegada do coronavírus na cidade. Sem deturpar fatos e buscando informações junto às autoridades. Caberá a elas nos responder e esclarecer ou deixar na dúvida.
Hoje o blog enviou duas perguntas para a Secretária de Saúde, Gleyce Feijó, que explicou sobre a infra-estrutura de saúde que está sendo preparada para Miracema atender seus pacientes de COVID-19.
1) A Secretaria de Saúde realizará a contratação de médicos e enfermeiros de forma emergencial para atender pacientes do COVID-19?
Haverá contratação temporária e emergencial para estruturarmos o Centro de Triagem COVID-19, nos termos da Resolução SES nº 2023 de 30 de março de 2020, que regulamenta a execução de recurso financeiro excepcional como parte das ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
2) Será montada alguma estrutura, a exemplo de Pádua, que transformou um CIEP em hospital de campanha e feita a compra de algum equipamento, como respiradores e outros insumos?
O município de Miracema, em razão de suas particularidades, o que o difere de Santo Antônio de Pádua, não precisará montar uma estrutura como a do CIEP, conforme citado na pergunta. Miracema possui um Pronto Socorro, um Hospital filantrópico com o qual o município tem uma contratualização vigente e, felizmente, quase como um anexo, uma instituição privada de saúde (Instituto Magaly Siqueira - IMAS) que cedeu o espaço físico para uso temporário do município enquanto durar essa pandemia.
Assim, o Pronto Socorro seguirá seu atendimento de urgências/emergências, o Centro de Triagem COVID-19 (instalado no IMAS) será, EXCLUSIVO, para atendimento ao suspeitos de coronavirus e o Hospital de Miracema, na antiga maternidade, irá receber os pacientes de COVID-19 que necessitam de internação, quer seja em leito clínico, quer seja em leito de UTI. Vale ressaltar que a unidade hospitalar COVID-19 tem acesso exclusivo e fica em área isolada de todas as outras dependências do hospital, permitindo o isolamento entre pacientes de COVID-19 e pacientes com outras comorbidades.
Informo ainda que alugamos equipamentos necessários para a montagem de 05 leitos de UTI, o que inclui 05 respiradores. Esses equipamentos serão alocados no Hospital de Miracema, conforme dados acima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário