As fake news são um dos itens que mais preocupam os especialistas no combate ao coronavírus. Desde previsões catastróficas a mentiras como dizer que o vírus foi fabricado na China. Sobre a China o que se sabe é que o país demorou a notificar os primeiros casos e que foi lá que a doença foi identificada. Não há provas de que o vírus foi fabricado em laboratório.
Mas a mais surpreendente das fake news são as que dão conta de que a água tônica (de quinino), seria capaz de evitar ou prevenir contra o COVID-19.
Tem vídeo circulando na internet, onde uma mulher afirma isso. E está levando as pessoas a adquirirem o refrigerante e usando como antídoto, como vacina contra o coronavírus.
Segundo o site do UOL, a recomendação viria de uma vereadora e teria circulado em muitos grupos de Whatsapp.
"Igor Marinho, infectologista do HC-SP (Hospital das Clínicas de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD ressalta que esse tipo de divulgação é totalmente falsa e não há nenhum respaldo científico. "Não sabemos nem se a hidroxicloroquina protege contra o coronavírus, o que dirá o quinino, em uma dose bem mais baixa. Não tem fundamento", afirma." (UOL).
Se você recebeu isso, apague, não passe para a frente, vamos evitar iludir pessoas desprevenidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário