sexta-feira, 15 de junho de 2007

COMEÇOU A CORRIDA ELEITORAL EM MIRACEMA

Prefeitura de Miracema já tem pretensos candidatos: Reinaldo Costa, Cabreira, Ivany, Gutemberg, Nedi, Nando e Lamarca.

Segundo o jornal Dois Estados, alguns partidos uniram-se em torno da candidatura de Reinaldo Costa à prefeitura de Miracema. O ato significa o ponta pé inicial dessa disputa. Além de Costa, são fortes os comentários em Miracema, nenhum confirmado oficialmente, sobre as candidaturas de Gutemberg Medeiros Damasceno (ex-prefeito) ou sua esposa Nedi Damasceno, Ivany Samel, também ex-prefeito, Luiz Fernando Padilha (Nando), atual prefeito de Pádua, José Carlos Cabreira, atual vice-prefeito e do médico e vereador Paulo Rogério Lamarca.


Lamarca e Ivany são filiados ao PMDB, então, um dos dois, teria que deixar a legenda, caso as candidaturas se confirmem.


O casal Damasceno também deverá decidir quem concorrerá e se realmente entrarão na disputa.


Esses nomes se dividem assim:


Situação (aliados do atual prefeito Carlos Roberto Medeiros): Nedi, Gutemberg e Cabreira


Oposição ou não aliados ao atual prefeito: Reinaldo, Ivany e Lamarca.


O problema aí é que Cabreira já ensaia sua candidatura ao cargo de prefeito tem alguns anos. Nos últimos mandatos foi consolado com a vice-prefeitura, primeiro de Gutemberg (no segundo mandato) e agora de Carlos Roberto (no primeiro mandato). Com a legislação atual, Cabreira não poderia disputar o cargo de vice-prefeito pela terceira vez. Será que ele se conformará?


Gutemberg pode enfrentar dificuldades caso seu nome conste na lista de inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado, já que ocorreram condenações em alguns processos junto ao TCE/RJ. As contas de 2004 estariam sub-júdice, já que há recurso contra sua aprovação pelo legislativo, que rejeitou o parecer prévio contrário do TCE, que sugeria a rejeição. Segundo ação judicial em curso na Comarca de Miracema, a votação não obedeceu aos trâmites legais do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Miracema.


Ivany Samel entrou na última listagem de inelegíveis junto com Gutemberg. Se entrar na próxima listagem, também terá dificuldades de concorrer. Mas Samel teve todas as suas contas de gestão aprovadas pelo TCE e pela Câmara de Vereadores.


E o atual prefeito Carlos Roberto? Será que é candidato à reeleição. Há um grupo apostando que ele entra na disputa, para salvar seu bom nome de gestor impecável e recuperar popularidade num possível segundo mandato. Já outro grupo descarta a candidatura, dizendo que ele não adaptou-se às regras do Poder Público, todas diferentes da iniciativa privada, muito mais ágeis.


Reinaldo Costa já concorreu ao cargo de deputado estadual obtendo votação expressiva em Miracema. Atualmente reside na cidade, apesar de ainda ocupar função junto à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na capital fluminense.


Nando pretende imitar outros prefeitos que disputaram a eleição em município diverso do seus e venceram a disputa. Um desses exemplos é do ex-prefeito de Paty do Alferes, Eurico Júnior, que agora governa Vassouras, ambos na região centro-sul fluminense. Nando trará suas gestões em Pádua como exemplo de administração, para tentar vencer a disputa em Miracema. Quando candidato a deputado estadual, também obteve excelente votação em Miracema.

2 comentários:

Anônimo disse...

É triste sabermos que estamos sujeitos a estrangeiros no governo municipal...

Hélcio Granato Menezes disse...

Meus parabéns José, por esta excelente matéria sobre os bastidores das eleições municipais 2008 em Miracema. Você explanou muito bem sobre o que estar por vir

Eu desconheço, na história de Miracema, a eleição de candidato de fora da cidade. Considerando de fora, aqueles que não têm vínculo de residência e labuta na nossa cidade.

Pode parecer fácil, mas os candidatos sem o perfil referido vão ter que se desdobrarem um bocado para quebrar esta escrita.