sexta-feira, 17 de junho de 2016

HOSPITAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO É MODELO PARA O BRASIL


Muita gente cobra apenas do Poder Público o financiamento da saúde pública, muito bem, isso é até conveniente. Não há dúvidas que o regime de financiamento do SUS não é ideal, é muito ruim mesmo, pois os valores são ínfimos, quase simbólicos. Este blog não seria irresponsável de dizer isso. Mas existem modelos de gestão que dão certo, principalmente quando a população confia e quer colaborar.

O exemplo da foto é um deles, fica na cidade de São Joaquim da Barra, cidade localizada há 80 km de Ribeirão Preto. Este hospital, conhecido como Santa Casa de São Joaquim da Barra é financiado também pelo SUS. Mas além do SUS ele tem um plano de saúde local, que a população participa, pagando, como pagaria a UNIMED, por exemplo e os médicos de lá, só atendem pelo plano da Santa Casa. 

O atendimento deles é feito de forma separada, mas a qualidade no SUS e no plano é o mesmo, apenas têm uma entrada mais bonita para quem paga o plano, quase toda a população de 46 mil habitantes.

Além do hospital eles têm duas farmácias que vendem com preços diferenciados para quem tem o plano e outros benefícios, como exames na própria unidade e em várias clínicas e consultórios espalhados na cidade.

Quem tiver curiosidade de ver os valores repassados da prefeitura para a Santa Casa de São Joaquim pode consultar este link aqui, para ver que não é nada demais, ou seja, a prefeitura pode ajudar, mas não pode ser a única mola de salvação. Saúde pública tem que ser financiada pelo Poder Público sim, mas o usuário tem que participar também.

Nenhum comentário: