sexta-feira, 20 de maio de 2016

COMO SERÁ FEITA A RECONTAGEM DOS VOTOS APÓS A SAÍDA DE GUTEMBERG?

A saída do ex-vereador Gutemberg Damasceno pode abalar a Câmara de Vereadores. O juiz eleitoral, Glicerio Angiotis já determinou que o resultado das eleições de 2012 sejam refeitos. O blog vai explicar por que:

1) O que é recontagem?

Serão somados os votos do PV e da coligação novamente, retirando-se os votos nulos dados a Gutemberg.

2) E para os demais?

Esses votos também serão retirados do cálculo do coeficiente eleitoral das eleições 2012.

3) O que é o coeficiente?

A soma de todos os votos válidos dados a todos os vereadores de Miracema (de todas as coligações), dividido pelo número de cadeiras em disputa (em Miracema são onze). Também são somados os votos dados ao partido político (legenda), por exemplo, quem vota no PMDB e para vereador insere o número 15, esse voto também é considerado como voto de legenda.

O resultado dessa conta é o coeficiente.

4) O que ele importa?

Somente elege vereador para a Câmara a coligação ou o partido que atingir esse coeficiente, pelo menos uma vez.

5) Quem elege?

Os mais votados de cada coligação ou partido político.

6) Exemplo

Se o coeficiente for de 1 mil votos, somente os partidos que atingirem 1 mil votos elegem vereador. O candidato pode ter 999 votos, ser o mais votado e não se eleger, se o partido não conseguir mais um voto para completar o coeficiente.

7) O que pode mudar?

Se o PV e a coligação não atingir o coeficiente, perde as duas vagas e essas duas vagas serão distribuídas para as outras coligações.

8) Pode sair vereador de outro partido?

Não. Pois o que pode acontecer é entrar candidatos que não foram eleitos em 2012 e que estejam no que se chama "sobra" das outras coligações.

9) Como será feita a recontagem?

O Juiz Eleitoral vai convocar os partidos, reinstalar os programas de computador e efetivar a recontagem, de forma pública e transparente.

10) Pode ser suspensa essa recontagem?

Pode, desde que o ex-vereador Gutemberg consiga protelar mais uma vez a decisão da Justiça por meio de uma liminar a ser obtida. Até o final do expediente de ontem, dia 19 de maio, não havia sido obtida essa liminar.

11) Se não for feita a recontagem quem entra?

O ex-vereador Manoel Gordo é o primeiro suplente do PV.

Nenhum comentário: