sábado, 16 de abril de 2016

QUEM LEVA A TAÇA GUANABARA: VASCO OU FLUMINENSE? - Ademir Tadeu

Até 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil e não fazia parte do estado do Rio de Janeiro. Após a mudança da capital para Brasília, o município passou a fazer parte da Guanabara. Em 1975, os estaduais da Guanabara e do Rio de Janeiro fundiram-se e, três anos depois, também as federações dos dois estados, dando origem à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A FERJ, no entanto, não considera os campeões do antigo estado do Rio de Janeiro (campeonatos fluminenses) como campões estaduais do mesmo nível que os campeões cariocas anteriores a 1978. Outro detalhe também sobre a competição: o nome do campeonato permanece como Carioca – gentílico atribuído à cidade – e não como Fluminense.
Deixando os cartolas de lado, neste domingo Vasco e Fluminense decidem a Taça Guanabara, em Manaus – por motivos já sabidos – e o Tricolor conquista o título com um empate. A equipe das Laranjeiras é favorita e, no momento crucial da competição, vem jogando melhor do que o seu adversário, que mesmo sem mostrar um futebol que agrada o seu torcedor, continua invicto. O Fluminense teve esse problema do Fred durante a semana e o seu torcedor espera que não seja levado para dentro de campo.
O time vascaíno tem uma média de idade elevada e não consegue manter um nível razoável de atuação durante os noventa minutos, e com o agravante de seu ataque ser totalmente inoperante. Esse fato já ocorre desde o ano passado e foi um dos fatores que culminou com a queda para a 2ª divisão nacional. Mesmo com todos esses problemas, o time tem condições de vencer o jogo e ser campeão. 
O Botafogo já está classificado e o Flamengo confirmará a sua passagem para a fase final do carioca. Vejo Fluminense e Flamengo à frente dos dois rivais na briga pelo título. Os seus elencos possuem mais opções – principalmente o Flamengo – e mesmo que não sejam de qualidades técnicas elevadas, são superiores aos de Vasco e Botafogo.
Números do confronto de Vasco x Fluminense:
Total de jogos – 355
139 vitórias do Vasco e 531 gols marcados
114 vitórias do Fluminense e 486 gols marcados

Ocorreram 102 empates 

Um comentário:

Yussef Damian Sefinho disse...

Arghhhhhh. Vasco Foi.dificil ate de escrever.Rsssss