sábado, 30 de abril de 2016

CARTA DE UM APOSENTADO AO GOVERNADOR DORNELLES

Sr. Governador,
Apesar de conhecer o protocolo, utilizarei o tratamento você, por considerar que o mesmo não merece o tratamento de excelência. As razões ficarão muito claras nesta carta aberta.
Governador, pesquisando sobre a sua biografia, verifiquei que o sr. nasceu em 7 de janeiro de 1935, portanto já completou 81 anos de idade. Filho de uma família tradicional mineira, alimentado com leite de vaca premiada e dos melhores cortes de rebanhos tratados a pão de ló, possibilitando ter uma saúde de ferro que lhe proporciona a trabalhar com essa idade. Mesmo que não tivesse a saúde a qual me refiro, a sua conta bancária não o deixaria depender de salários para comprar os remédios que necessitaria caso fosse necessário, não é verdade?
Governador, diferente do sr, tive uma vida pobre. Sou filho de um operário e de uma dona de casa que tiveram oito filhos. Apesar da falta de condições necessárias para que tivéssemos uma vida confortável como a sua, a nossa juventude foi marcada com muita luta e resignação... Sem que fizéssemos papel de vítima perante a vida, crescemos, estudamos, conquistamos o emprego público, sem a necessidade de cabide de emprego e favores e barganhas como tem sido prática de vida nas suas relações. Por isso, solicitamos a aposentaria mais cedo de acordo com a lei, porque também iniciamos mais cedo a vida trabalhista. Trabalhando durante o dia e estudando à noite.
Governador, nas últimas horas, tive informação que o senhor teve uma atitude covarde com os aposentados e pensionistas.... Portanto o sr é um covarde! Não... Não estou lhe tratando com desrespeito! O Sr. que desrespeita mais de 170 mil servidores aposentados e pensionistas, deixando sem pagamento mais de um milhão de pessoas, considerando os dependentes desses servidores. Por favor, não me venha me dizer que não sabe de onde tirar recursos para pagar essa categoria. Covardia, governador, é o contrário de coragem! Coragem que o senhor tem para não deixar em falta, empreiteiros corruptos que o elegeu; para pagar dívidas das obras da Copa do Mundo e Olimpíadas que só favorece à elite brasileira...
Governador, eu e minha esposa somos professores aposentados. Somos pessoas honradas e temos nossos compromissos. Pagamos água, luz, telefonia, moradia, alimentação, remédios, impostos, colaboradora doméstica e outros compromissos. Graças a Deus governador, tenho amigos, algumas reservas que me possibilita atravessar essa turbulência que pessoas da sua laia e de sua quadrilha nos faz passar... Nesse momento governador, não penso em mim... Penso nas pessoas humildes que necessitam desses míseros salários para continuarem a viver com dignidade... Ou o sr. Acha que dois mil reais é uma fortuna de salário?
Governador, não tenho nada a lhe pedir porque o sr. não tem nada que poderia me oferecer... O sr não tem dignidade, não tem respeito pelo outro, amor ao próximo, compaixão, compromisso com a sociedade, honradez... Na sua cartilha, versa outros adjetivos: submissão ao capital, preferência pelas elites, ganância, sede ao poder, arrogância, alinhamento com corruptos. Quero governador, exigir o que é meu. Pagamento até o segundo dia útil do mês, conforme a lei. Isso não é favor, é direito!
Governador, sei muito bem o que pretende fazer... Atrasando o pagamento em um mês, deixará de pagar doze meses de salário, surrupiando um mês de salário do trabalhador aposentado. O nome disso é roubo, governador... Estou atento com a manobra!

Antonio Carlos Lopes Dias - Professor aposentado
(O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais teve acesso a esta carta e foi mantida a fiel integralidade da mesma)
Texto: Gabrielle Torres - Assessora de Imprensa
Revisão: Ana Freitas (Editora)

Um comentário:

Anônimo disse...

A todos servidires publicos,,,nos ja trabalhamos 12 meses e nao recebemos 13°,,,vejam janeiro recebemos em fevereiro sendo que teriamos que receber dentro do mes de janeiro,,,fev em mar,mar em abr,abr em maio,,,,no mes de dezembro para fecha teriamos que receber 3 salarios o de novembro,dezembro e 13°,,, e segundo fonte segura de quem trabalhar no 1°nivel do escalao da fazenda o 13° fai ser dividido em 6 parcelas...01,02,03,04,05 e 06 de 2017 ,portantanto iremos trabalhar 12 meses para receber 11 meses em 2016,,,entenderam agora.!