quarta-feira, 2 de março de 2016

A TRISTE REALIDADE DO FUTEBOL CARIOCA - Ademir Tadeu

Um dos campeonatos regionais mais charmosos do Brasil está no fundo do poço, agonizando, e parece sem forças para reagir, pois aqueles que deveriam socorrê-lo são os primeiros a denegrir a própria competição. Refiro-me a certos dirigentes que não estão nem aí pro campeonato, só pensam em tirar proveitos e vantagens pessoais, deixando os torcedores, que também são parte do espetáculo, à mercê de suas decisões sem o mínimo de bom senso.
A falta de estádios não é o nosso único problema.  O grande mal que atinge o nosso futebol, num contexto geral, são os gestores despreparados, que colocam a paixão por seu clube acima da razão e do bem comum. A organização tem que partir de cima para baixo, pois o que acontece dentro das quatro linhas, que é o resultado final, demonstra o quanto o seu clube é bem ou mal administrado. Vasco e Botafogo, para citar dois exemplos na prática, resumem o meu comentário. Como em toda regra há exceções, o futebol não fica fora dela.
Dentro de campo, a crise técnica é mais do que alarmante, pois alguns jogadores não têm a mínima condição de ser um atleta profissional, mas ao contrário, fazem parte do elenco dos quatro grandes e, em algumas oportunidades, são até chamados de "craques", ou seria "crak"?
Os árbitros continuam cometendo erros e os torcedores cada vez mais se afastam dos estádios. Digo os torcedores de bem, pois falta coragem até para levar seus familiares em determinados jogos que são considerados de alto risco, principalmente os clássicos. Os baderneiros, que denomino de marginais, saem de casa com o único propósito de brigar e até matar, em nome de uma causa que esses malucos dizem ser o "futebol".
O esporte que aprendi a gostar é o de estádios cheios, com as lindas bandeiras tremulando, os gritos de incentivo ao seu time, craques aos montes dentro de campo, ídolos que se respeitavam e jogos e decisões de tirar o fôlego. Reconheço que nem tudo era perfeito, cometiam-se erros, mas era muito mais gostoso em todos os sentidos de curtir e torcer pelo seu time.

O futebol era tão mais bonito e saudável que reverenciávamos até o ídolo adversário, não importando a camisa que vestia. A rivalidade é sadia e importante pra qualquer esporte, pois sem ela tudo seria muito sem graça, mas falo da rivalidade dentro de campo, pois o que está ocorrendo fora dos gramados é algo inadmissível para um torcedor que se diz do "bem". A IMPUNIDADE assola a nossa sociedade e causa prejuízo a todos. 

Nenhum comentário: