quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

DUAS MIL PESSOAS PODEM SER ATINGIDAS DIRETAMENTE POR CRISE NA CAPPS

A falta de recursos para pagar os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Miracema pode atingir diretamente 2 mil pessoas, eis que dependem desses proventos aproximadamente 500 famílias. No final do mês esses cidadãos miracemenses, na maioria idosos e pessoas sem outra fonte de renda, não terão como pagar suas contas, gerando um círculo que vai atingir os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, que não terão como receber dívidas. Com isso, muitas pessoas poderão ser atingidas pela crise, que é gerada pelo não repasse, pelo prefeito municipal, dos valores devidos à previdência municipal, denominada CAPPS.

A crise vem se desenrolando há vários meses, desde que o prefeito Juedyr iniciou uma verdadeira guerra contra a direção da previdência municipal. A direção do instituto de previdência, que é uma autarquia municipal, é eleita diretamente pelos servidores ativos e inativos. O CAPPS foi criado no ano de 1993 pelo ex-prefeito Ivany Samel, que na época, bancou todas as despesas da previdência durante dois anos, criando a capitalização previdenciária.

De lá pra cá os prefeitos sempre almejaram usar em outras finalidades os recursos do instituto, desde e empréstimos para empresas privadas se instalarem em Miracema, como aconteceu na gestão do ex-prefeito Gutemberg a aplicação financeira prejudicial ao instituto, também na gestão do PV, passando por falta de repasses temporários, como aconteceu na gestão do ex-prefeito Ivany.

Mas a maior crise é a atual, já que o atual prefeito se recusa a repassar qualquer valor, desde os primeiros meses de sua gestão.

O Tribunal de Justiça já determinou ao prefeito que efetive imediatamente os repasses, inclusive Juedyr já é réu em duas ações civis públicas, propostas pelo Ministério Público no final do ano de 2015.

Os servidores e ex-servidores chegaram até a promover manifestação contra o prefeito, além de debates e uma CPI na Câmara de Vereadores, mas nada mudou a decisão do prefeito de não repassar os valores.

A dívida atual aproxima-se dos R$ 20 milhões de reais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Kkkkk a tentativa da oposição de tentar afundar o prefeito inventando e caluniando-o. Povo, vamos parar de acreditar em papai noel, e vc Orlando Siqueira, ainda não engoliu a massacrada derrota em 2012 kkk

Anônimo disse...

onde estavam essas 2000 pessoas no inicio dessa bola de neve?