sexta-feira, 13 de junho de 2014

Quem tem boca vaia Dilma! - Betinho Cagiano

Parafraseando o dito popular “Quem tem boca vaia Roma” (o certo), a onda agora é vaiar a Presidenta e esculachar a dita cuja e sua súcia (no Aurélio tem).

Há três coisas que peço ao criador para não me deixar cair em tentação e discutir: política, religião e futebol. A política é um terreno perigoso, cheio de minas e todo cuidado ainda é pouco. A religião é mais perigosa ainda, muita gente acha que tem a chave do reino dos céus e se autonomeiam profetas (alguns ainda cobram a passagem). O futebol é extraordinário, pois todo torcedor acha que o seu time é o melhor além de saber mais que o técnico e apitar mais que o Juiz (se bem que este erra de vez em quando). 

O meu País é estranho, uma loucura de raças entrelaçadas sem lenço e muito menos sem documento, coisa de louco. O poeta Olavo Bilac disse: “Criança! Não verás nenhum país como este! Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta! A natureza aqui, perpetuamente em festa. É um seio de mãe, a transbordar carinhos”, e o nosso poeta está certíssimo (abusando do superlativo). E o brasileiro? Este é ninja, criativo, sobrevivente, torcedor, poeta, músico, cantor, autodidata e especialista em assuntos regulatórios, ou seja, sabe-se de tudo um pouco, já nasceu artista. Ele deixa pra fazer tudo em cima da hora e não gosta de enfrentar filas; nunca está satisfeito, e está sempre reclamando de alguma coisa, já perceberam? O nosso País é inacreditável, samba, futebol, carnaval e toma feriado nacional (estão sempre inventando mais um). Podem tirar o cavalinho da chuva quem acha que o nosso país será um primeiro mundo, todo certinho, onde as leis funcionam, onde a educação é fundamental e que os corruptos acabam na prisão, acorda meu amigo! Isto aqui é Brasil, terra onde todos os santos gozam suas férias, um País abençoado por Deus. Espere aí! E a Dilma? Ela é a bola da vez, a brazuca que todos querem chutar. A pobre Presidenta não pode aparecer em lugar algum sem ser vaiada (e olha que cheguei a temer que convidassem a cantora Vanusa pra cantar o hino Nacional na Abertura da Copa). Aqui é assim mesmo – uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa - o nosso povo sabe separar as duas: rapidamente manda a Presidenta pra aquele lugar, e depois chora quando canta o hino Nacional, abraça e pula quando a seleção faz gol e depois... bom, depois silenciosamente irá eleger outra vítima do sistema, este que não pode parar. Quem tem boca vaia a Dilma ou vai a Dilma?

Nenhum comentário: