segunda-feira, 16 de junho de 2014

EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE MIRACEMA HUGO FERNANDES

1) Muitas pessoas criticam que a relação entre a Câmara e a Prefeitura, dizendo que a Câmara não vem exercendo seu papel de fiscal, aliás, vereadores já chegaram a afirmar que a Prefeitura não responde seus ofícios e a Mesa não estaria tomando as providencias devidas. Qual sua posição sobre essas críticas?

Primeiramente quero agradecer o espaço do seu Blog, sendo sempre um prazer participar. Muitas críticas direcionadas talvez pela falta de informação ou maldade por parte de alguns que tentam desmoralizar a Câmara. Na verdade cada Vereador tem o dever e o direito de fazer qualquer solicitação de informação ao Executivo, sendo o mesmo obrigado a responder, e quando não há resposta em tempo hábil o Vereador que se sentir prejudicado pode tomar as devidas providências judiciais contra o executivo, não necessitando que a mesa faça isso.
E com relação à obrigação de fiscalizar cabe a cada um, a única coisa que posso responder por mim que eu jamais irei fazer a política do denuncismo (denunciar só por denunciar), só farei mediante as provas, e quando observo algo a ser corrigido tento na medida do possível um diálogo tanto com os Secretários, tanto com o Prefeito para solucionar, e venho sendo feliz em algumas situações. Muitas coisas ainda precisam ser melhoradas, a política é inacabada.
O que acontece é que nossa cidade perdeu muito tempo e muitas oportunidades com essa prática de fazer denuncia só pra prejudicar quem está no poder, ou só por ser oposição. Nós precisamos mudar essa cultura, sem jamais sermos coniventes, claro que não podemos aceitar em hipótese nenhuma a corrupção, o mau uso do dinheiro público, ou qualquer outro ato que não atenda o anseio da nossa população. Por isso acredito que temos uma câmara comprometida com a cidade, fazendo críticas quando necessário e elogiando também, passada as eleições nós precisamos pensar em Miracema e não no poder.

2) Miracema vem sofrendo, há anos, um empobrecimento e um esvaziamento econômico galopante. O que o Legislativo tem colaborado para que a cidade saia dessa grave crise?

Estamos buscando junto com executivo trazer novas oportunidades de trabalho pra Miracema, aprovamos um Projeto de concessão real de uso para duas Empresas de Visconde do Rio Branco, cigarro artesanal e empacotamento de grãos, estamos na expectativa do Frigorífico ser inaugurado até o fim do ano, a Sol e Neve também já comprou terrenos para ampliar sua fábrica, e a GODAN Laticínios também está interessada em vir para Miracema. Temos ainda o Supermercado Fluminense a ser inaugurado, o Rodando certo também a ser inaugurado, então confiamos na geração dessas oportunidades, sem contar às obras que estão sendo licitadas, que irá abrir diversas vagas para construção civil. E ainda somando forças com executivo no setor de capacitação, tentando novos cursos para o CVT, e o CEDERJ que é uma promessa do Governo do Estado.
Portanto vamos continuar trabalhando e aguardando por dias melhores, é o que o nosso Povo precisa.

3) Como o sr. avalia a gestão municipal e a troca constante de secretários? Dá insegurança ao vereador essas trocas?

A gestão atual tem buscado o melhor a todo o momento, tem erros a ser corrigido o que é natural no início de Governo, e não vejo insegurança na troca de Secretários, vejo com bons olhos é sinal que o gestor está percebendo que algo precisa ser mudado para melhorar o atendimento a população. Na minha opinião mais mudanças precisam ser feitas.

4) Fala-se muito em falta de transparência dos atos da Prefeitura, qual sua avaliação pessoal sobre a implantação da lei da transparência em Miracema?

A Lei da transparência é uma ferramenta que da uma comodidade ao cidadão de fiscalizar os atos da gestão pela internet. Mas qualquer informação sobre os atos administrativos estão à disposição de qualquer pessoa na própria Prefeitura. Aqui em Miracema fui o pioneiro propondo a Lei da Transparência dos Atos do Legislativo, e arrisco a dizer que dos 92 municípios a nossa Casa de Leis está entre as primeiras que está 100% atualizada. Para se ter uma idéia, nosso balancete que é para ser apresentado até dia 20 de cada mês já está publicado. Mas lógico que o Portal da Câmara é muito menor em relação ao da Prefeitura, aqui são 47 funcionários, lá mais de 1000 e sem contar diversas secretarias, publicações, portarias, atos, etc..
Mas a Assessoria de comunicação está empenhada em colocar pra funcionar o mais rápido possível, afinal já era pra está funcionando desde 2011.

Nota do blog: o mesmo tipo de entrevista já foi enviada ao Prefeito Municipal, Juedyr Orsay, porém, sua assessoria nunca nos retornou. Assim sendo, as questões são mostradas com apenas um lado, o que não é desejo do blog.
               



12 comentários:

Anônimo disse...

Hugo, política para mim nunca mais. Muita maldade, falsidade, deslealdade, sacanagem etc...

Anônimo disse...

Eu teria feito mais uma pergunta: Porque a câmara não está se empenhando para melhorar o salário dos professores? Eles tem muita responsabilidade para o pouco que ganham.

Anônimo disse...

as respostas do vereador são ocas não acrescentam nada

Anônimo disse...

Politico em MIRACEMA está DIFICIL. Será que temos que IMPORTAR? Só afundando.

Anônimo disse...

Caro, anônimo,

A o que cabe a Câmara ela faz a parte dela, as Pedagogas já foram beneficiadas, todo e qualquer projeto que venha gerar despesas para o município tem que partir do Prefeito. Nós fazemos as indicações, e o Prefeito analisa e faz dentro do orçamento.

Hugo Fernandes

Anônimo disse...

Eu como funcionário de apoio da SEM só tenho uma pergunta a fazer.
Por que somos tão desvalorizados?
Por que nunca se fala em nenhuma melhoria para essa classe? Será que a Escola só funciona com professores,secretários e diretor?(Muitos tem absoluta certeza que sim).E os vereadores não tem poder de criar um projeto para que nosso salário tenha algum poder de compra? 4 anos passam rápido.Daqui a pouco vem em nossas casas com cara de cahorro que caiu da mudança pedir nossos votos,deveriam ficar alertos, pois, podem ter uma surpresa.

Anônimo disse...

Alguns vereadores estao utilizando seu mandato somente para seus proprios interesses pessoais, fazendo serviços que so agradam a poucos e a empresarios ricos, esquecendo da maioria que e a classe pobre, e que tanto precisa. O POVO TA DE OLHO !!!

Anônimo disse...

QUERO PARABENIZAR O VEREADOR PELAS PALAVRAS, TENHO ACOMPANHADO SUA GESTÃO NA CAMARA, E SEI DO SEU POTENCIAL. NÃO PODEMOS JULGAR TODOS, TEMOS Q ACOMPANHAR O TRABALHO DE CADA UM.

LUCIANA

Anônimo disse...

O Hugo é único vereador com capacidade administrativa, e não mudou com relação ao povo, quem o conhece sabe.
Parabéns pelo seu trabalho e apareça mais vezes pelo Jardim Bervely q o povo gosta de vc.


Dona Eva

Anônimo disse...

Acho q a desvalorização do servidor é geral, nós funcionários da saúde tbm temos nosso salário achatado, vcs da educação estão reclamando de barriga cheia, o ivany deu aumento aos professores q vcs nunca tiveram.
Vcs devem estar qrendo ganhar igual a professor universitário?

Anônimo disse...

De quem os caminhões de lixo alugados para a coleta?Mas põe todos o nomes Sr Hugo Fernandes já que vc é tão transparente.Será que tem laranja nisso também .Soube bem e de certeza que tem vereador envolvido nisso, nesse aluguel de caminhão.e o chefão da util é aposentado por invalidez e trabalha? quero reposta sr Hougo Fernandes.

Anônimo disse...

Ouvi dizer que o filho da vereadora FIA, que tem uma concessionaria de veiculos, tem caminhões alugados para a PREFEITURA ... pode isso arnaldo ?